Sábado, 27 Novembro 2021

Americana ganha prêmio nacional ‘Band Cidades Excelentes’

Americanaprêmio

Americana ganha prêmio nacional ‘Band Cidades Excelentes’

 Cidade conquista primeira colocação em iniciativa do grupo de comunicação, pelos melhores índices do país em Infraestrutura e Mobilidade Urbana

O vice-prefeito, Odir Demarchi, e o prefeito Chico Sardelli, após a premiação nesta terça, em Brasília. (Foto: Divulgação)
Americana foi a vencedora nacional do prêmio "Band Cidades Excelentes", na categoria "Infraestrutura e Mobilidade Urbana", entre os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. A premiação foi organizada pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, em cerimônia na noite desta terça-feira (23), em Brasília (DF).

A cidade também foi selecionada no quesito "Eficiência Fiscal e Transparência", com o projeto "Americana Inteligente".

O prefeito Chico Sardelli (PV) participou da premiação, ao lado do vice-prefeito Odir Demarchi (PL). "Estou muito feliz, é grande o desafio de administrar uma cidade mas nós fazemos o possível para dar as melhores condições de infraestrutura e de mobilidade para quem vive em nossa querida cidade de Americana", disse o prefeito durante a cerimônia.

Americana já havia sido uma das finalistas do prêmio, na etapa estadual, realizada no final de outubro, em São Paulo. A cidade seguiu para a etapa nacional, com concorrentes de outros estados, e venceu.

O PRÊMIO
Segundo a organização do prêmio, a iniciativa tem como objetivo reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros com o "Oscar da Gestão Pública".
O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país.
Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.
O pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana, vencido por Americana, avaliou as condições ambientais urbanas e habitacionais, serviços coletivos urbanos, abastecimento de água, frota de veículos por habitante e deslocamento de casa para o trabalho em menos de uma hora.
No retorno a Americana, nesta quarta-feira, Chico Sardelli e o vice Odir Demarchi foram recebidos por parte da equipe no Paço Municipal, e agradeceram a dedicação dos servidores.
"Este é o resultado do trabalho de todos vocês, que nos ajudam no dia a dia a vencer obstáculos. Mais uma vez Americana foi reconhecida", disse Chico.

AMERICANA INTELIGENTE
Também foram premiados os cinco projetos nacionais mais inovadores e, no pilar "Eficiência Fiscal e Transparência", venceu o projeto "Americana Inteligente", que vem promovendo a transformação digital na administração pública da cidade.

O Projeto Americana Inteligente é um sistema de tramitação digital de documentos, implantado pela Prefeitura de Americana em 2020 e que chegou à marca de 1,3 milhão de documentos oficiais emitidos eletronicamente, economizando cerca de 32 milhões de impressões que custariam cerca de R$ 3,2 milhões aos cofres públicos. 

Prefeito e vice entregaram a parte da equipe nesta quarta-feira o certificado conquistado na premiação em Brasília. (Foto: Marilia Pierre/Prefeitura de Americana)
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/