segunda-feira, 28 abril 2025

Americana: Seccional tem déficit de 61% de policiais civis

Faltam 332 profissionais na Polícia Civil na área de abrangência da Seccional, que engloba 9 cidades

LEVANTAMENTO | A delegada e presidente do Sindpesp, Jacqueline Valadares (Foto: Divulgação)

Levantamento do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) aponta que faltam 332 profissionais na Polícia Civil na área da Delegacia Seccional de Americana, que além da cidade sede, abrange os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia, Arthur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Monte Mor. O déficit na Seccional de Americana supera a escassez de funcionários de outras seccionais do estado, segundo o sindicato.

Segundo dados do mês de abril da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o número total de cargos previstos em lei é de 548 para a região, que tem atualmente 216 cargos ocupados, ou seja, um déficit de 61%. A delegada Jacqueline Valadares e presidente do Sindpesp afirma que a Seccional de Americana “está trabalhando de uma forma muito precária”.

“A Seccional de Americana é uma preocupação ainda maior, uma vez que o déficit de funcionários nesta região supera o déficit geral do estado. Para se ter uma noção, a ocupação da Seccional de Americana é de 39%. Nós temos um déficit de funcionários nesta Seccional que supera 60%. É uma Seccional que está trabalhando realmente de uma forma muito precária, prestando um melhor serviço que pode à população, contudo, é imprescindível que haja a contratação de servidores para suprir essas lacunas, em especial nesta Seccional de Americana”, disse Valadares.

Na região de Americana, faltam 126 investigadores, 83 escrivães, 71 agentes policiais, 26 delegados, 14 auxiliares de papiloscopista, 10 agentes de telecomunicações e dois papiloscopistas.

Conforme a delegada, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo vem reiteradamente ressaltando a necessidade de contratação de policiais civis no estado para suprir o déficit na instituição, que é superior a um montante de 15 mil policiais. No estado, são 15,8 mil cargos vagos para 41,9 mil cargos previstos em lei, o que representa um déficit total de 62,1%.

RESPOSTA 

Questionada, a Secretaria Estadual de Segurança informou que o governo do estado “investe continuamente na valorização, ampliação e recomposição do efetivo policial”. “Nesta sexta- -feira (9), foi publicado no Diário Oficial a autorização para contratação de 3,5 mil policiais civis e técnico-científicos – sendo 1.333 escrivães, 1.250 investigadores, 552 delegados, 249 peritos criminais e 116 médicos- -legistas. Paralelamente a isso, desde o início da atual gestão, 14,4 mil policiais foram contratados e estão atuando em todo o estado. Outros 1,3 mil estão nas academias das polícias, passando por curso de formação. Além disso, estão em andamento concurso para contratação de 8,5 mil novos homens e mulheres para as forças de segurança do estado”, afirma a pasta.

“Mais de R$ 4 milhões já foram investidos pela atual gestão na modernização da estrutura policial no Deinter 9. Além de reformas em unidades policiais, como as reformas na sede do Deinter-9 na Delegacia Seccional de Americana, a Polícia Civil recebeu 39 novas viaturas com investimento de R$3,5 milhões. Desde 2019 foram adquiridas mais de 4.000 novas armas para a instituição, entre pistolas e carabinas, e outras 12.500 estão em processo de compra”, completou a SSP.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também