sexta-feira, 26 abril 2024

Apesar de falhas, motoristas de Americana relatam confiança nos radares de velocidade

Recentemente, condutores foram autuados de maneira irregular, após aplicação de multas dos aparelhos antes da data de divulgação 

Na última semana, alguns motoristas foram multados de maneira equivocada, após a instalação de novos radares em Americana. O erro aconteceu devido à aplicação de multas dos equipamentos antes da data previamente divulgada.

Por esse motivo, a Prefeitura descartou as cobranças e notificou os condutores sobre a decisão. Apesar destes casos, os condutores relatam, ao Todo Dia, uma confiança ao sistema, que serve para inibir o aumento da velocidade nas vias e garantir segurança à população.

“Eu já estou no taxi há 22 anos, todo esse tempo que eu trabalho, não só como taxista, nunca tomei uma multa injusta. Eu confio porque até agora não tomei uma multa irregular. Eu fiquei sabendo das multas, que foram tiradas pela data que foi colocado. O radar é aferido e eu acho que não tem erro”, afirmou o motorista Claudinei Trochi.

O taxista Juca também expressou a confiança. “Aqui em Americana nunca aconteceu de eu levar uma multa [injusta], estou aqui na praça há 41 anos, sinceramente, para mim está tudo normal. Por essa situação de radares irregulares eu nunca vi. Eu confio tranquilamente, sempre passo na minha velocidade. Se isso acontecer algum dia, acredito que vai ser por um erro meu”, relatou o taxista.

No entanto, assim como qualquer outra máquina ou aparelho, os radares não estão isentos de apresentarem outras formas de falhas, o que pode acarretar em multas indevidas caso não haja a verificação anual, realizada pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) para evitar irregularidades.

Um dos casos de radar irregular aconteceu no Rio de Janeiro, na zona norte da capital. O aparelho registrou o equivalente a um ano de multas em apenas 30 dias, atrapalhando diversos condutores que passavam pelo local, de acordo com a UOL Carros.

Segundo a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a análise metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

Para as multas serem legítimas e os motoristas não sofrerem autuações injustas, o radar precisa ter sido verificado e aprovado pelo IPEM-SP, e estar dentro do prazo de validade de um ano. É possível, através do link https://tinyurl.com/yas4uvds, verificar se o medidor está regularizado.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades nas autuações, pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também