O novo morador do Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana, a Ariranha macho chamada “Uarini”, passou a ocupar o recinto aberto para visitação pública na manhã desta sexta-feira (25). Outra boa notícia é que neste final de semana (sábado e domingo) não será cobrado ingresso no Parque Ecológico para os moradores de Americana, como acontece no último fim de semana de cada mês.
A ariranha tem o nome de Uarini por conta da cidade de procedência do animal, no Amazonas. Ele chegou nesta quarta-feira (23) ao Zoo Americana, onde permaneceu na área de quarentena (restrita) até esta sexta-feira. O momento da soltura no recinto, que possui um lago, foi acompanhado pelos visitantes que estavam no Parque Ecológico.
“O animal foi resgatado em maio pelo Instituto Mamirauá e está ameaçado de extinção. Já tínhamos um recinto à disposição para o novo habitante, que recebeu manutenção e ambientação para a espécie. Agora, estamos em tratativas para trazer uma fêmea para tentar a reprodução”, disse o secretário de Meio Ambiente de Americana, Fábio Renato de Oliveira.
A espécie ariranha vive na região Amazônica e pode aparecer também no Pantanal e é um predador de peixes. Distingue-se das outras lontras por suas características morfológicas, especialmente pela forma da cauda, que é roliça nas lontras e achatada nas ariranhas.
Tem o maior comprimento corporal de todas as espécies da família. Os machos têm entre 1,5 e 1,7 metro de comprimento da cabeça à cauda e as fêmeas entre 1 e 1,5 metro.
É bem adequada para uma vida aquática, podendo fechar as orelhas e o nariz enquanto está debaixo d’água. É um animal especialmente barulhento, com um complexo repertório de vocalizações.
Novos moradores
Além da chegada da ariranha, novos animais nasceram no Zoo Americana. No dia 18, nasce um filhote de Aoudad, um caprino selvagem e, dia 22, cinco filhotes de Coscoroba, ave silvestre.
Entrada gratuita
Os moradores de Americana poderão visitar gratuitamente o Parque Ecológico – Zoo Americana neste final de semana, mediante a apresentação de um documento com foto e comprovante de endereço. Menores de 18 anos ou dependentes devem apresentar um comprovante e um documento oficial com foto que mostrem o grau de parentesco com o titular da conta.
O público geral ou quem não apresentar o comprovante de endereço de Americana deverá comprar ingressos. Os ingressos custam R$4 para pessoas de 12 a 59 anos, e R$2 para crianças de 6 a 11 anos acompanhadas de um adulto. Estudantes pagam meia. Não pagam menores de 5 anos, maiores de 60 e pessoas com deficiência.
Os ingressos são vendidos na bilheteria e também online, em parque.americana.sp.gov.br, no link “Ingressos”. É só abrir a agenda e escolher o dia da visita, selecionar o tipo de ingresso (inteiro, meia-entrada), fazer o cadastro com dados pessoais e e-mail. O ingresso será encaminhado para o e-mail informado no cadastro, para confirmação dos dados e conclusão da compra. Será emitido um código, que deverá ser apresentado na tela do totem do Parque para liberar a entrada.
Serviço
O Parque Ecológico de Americana fica na Avenida Brasil, 2525, Jardim Ipiranga. A entrada é permitida até às 16h (horário de fechamento da bilheteria). Informações pelo telefone: (19) 3406-2075.