A Escola Camisa 1 Futebol inaugura, nesta terça-feira (19), às 19h, a Arena de Esportes Camisa 1, com o tema “Luto Pela Terra”. O evento marca a luta de todos os envolvidos no projeto para oferecer ações sociais aos alunos, além de destacar a luta histórica da população negra por igualdade e o combate ao preconceito. A cerimônia será realizada na sede do projeto, localizada na Rua das Castanheiras, 60 – Jardim São Paulo.
A entidade, por meio do trabalho conjunto entre pais, alunos, empresas apoiadoras e amigos do projeto Camisa 1 Futebol, concretizou a nova arena com a colaboração do sociólogo e escritor Gustavo Gumieiro. Ele foi um dos responsáveis pela captação de recursos e é o idealizador do programa “Luto Pela Terra”, que promove ações contra o racismo e fomenta debates sobre inclusão social.
O novo espaço homenageia o goleiro Dida, ídolo do Vitória, Corinthians, Cruzeiro, Milan e Seleção Brasileira. Sua trajetória foi escolhida para simbolizar as lutas do projeto e dos envolvidos. A arte que destaca o ex-jogador é assinada por Leonardo Smania, um dos principais nomes da arte contemporânea da nossa região.
“Eu tentei trazer elementos baseados no lema “luto pela terra” que o projeto utiliza, onde eles buscam valorizar a história dos negros e africanos no Brasil. Para isso, misturei referências do artista e polímata brasileiro Abdias do Nascimento; de versões da bandeira de “Pindorama”, que significa terra das palmeiras e era como os antigos tupis chamavam o território brasileiro; e das cores amarelo e verde, que além de comporem a bandeira nacional, junto com o vermelho fazem parte da maioria das bandeiras dos países africanos pós-colonialismo, e que aderiram essa identidade com base na bandeira etíope, a única nação africana jamais colonizada. Tudo isso em mistura com os símbolos da nossa bandeira, para homenagear o Dida, que por 3 Copas defendeu nossas cores, junto com o Cruzeiro do Sul, que além de estrelar nossos céus, é escudo de um dos clubes onde o Dida teve destaque”, comentou Smania.
A arena conta com uma infraestrutura moderna, incluindo uma quadra para beach tênis, vôlei e futevôlei, uma cesta de basquete e um espaço para a prática de altinha.
“Este novo espaço agrega ainda mais valor ao projeto, beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade ao redor. Quando chegamos aqui, o local estava abandonado, com vestiários destruídos, lixo e entulho por toda parte. Hoje, conseguimos transformar o cenário, oferecendo uma estrutura completa para todos”, afirmou Vander Batistella, idealizador do projeto.
Sobre o Camisa 1 Futebol
Fundado em 2020, no campo do Jardim São Paulo, o projeto Camisa 1 Futebol atende gratuitamente 150 alunos, entre meninos e meninas de 7 a 14 anos. A iniciativa integra a Entidade Escola de Goleiros, que beneficia ao todo 420 jovens, promovendo inclusão social por meio do esporte.