No lançamento do informativo socioeconômico, nesta quinta-feira (13), o prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) definiu como “manobra política” as manifestações contrárias à concessão dos serviços de tratamento de esgoto na cidade e criticou as falas e vídeos do vereador Gualter Amado (Republicanos), que expõe opinião de Chico na campanha eleitoral dizendo ser contra a privatização do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
“Continuo com a mesma posição: de não privatizar o DAE e a água. Nós só estamos vendo o investimento na questão do esgoto. Eu estranho tantas falas agressivas de um vereador (Gualter) que tem a responsabilidade de ser claro em suas colocações e estão ocorrendo mentiras com respeito a essa questão. Nós estamos tranquilos para elucidar o que for importante”, disse o prefeito.
“Eu vejo como uma manobra política, principalmente dos nossos adversários nessa questão, mas respeito a posição. Estamos no caminho certo. Somos contra a privatização do DAE. É isso que coloco sobre esse material que está sendo distribuído apocrifamente. Eu penso no melhor para a cidade. Essa é uma alternativa viável para encurtar o tempo de investimento que temos de fazer ao longo de 30 anos (…) Eu não faria nada para prejudicar a minha cidade (…) É uma concessão e tem tempo para acabar”, complementou Chico.
Como o Todo Dia noticiou, sindicato e moradores protestaram contra concessão do serviço de tratamento de esgoto em Americana na primeira audiência pública, nesta quarta-feira (12), sobre uma alteração da LOM (Lei Orgânica do Município), proposta pelo Poder Executivo. (https://tododia.com.br/cidades/americana/sindicato-e-moradores-protestam-contra-concessao-do-servico-de-esgoto-em-americana)
A proposta que permite a concessão para empresa privada ainda será discutida em mais uma audiência pública, no dia 9 de agosto às 19h, na Câmara Municipal, antes de ser votada pelos vereadores.
“As falas são verdadeiras e se quiserem, me processem”, diz Gualter
O vereador Gualter Amado, que tem criticado firmemente a concessão disse que o vídeo utilizado é verdadeiro e que está “lutando sozinho”.
“É logico. Tudo o que contraria ele (Chico Sardelli), ele vai falar isso. Ele vai se defender dessa forma. Os vídeos são para alertar a população e as falas são verdadeiras. Se quiserem, me processem. Podem procurar na internet que não tem nada editado. Só cortei a parte que me interessava”, disse Gualter.
A respeito das manifestações serem classificadas como “manobra política” pelo prefeito, Gualter nega e diz que falas “agressivas” é para todos ouvirem. “Não é manobra política, só estou defendendo a população. Elas (falas) são agressivas porque quando se está lutando sozinho, precisa gritar para todos ouvirem”, conclui.