Quarta, 01 Dezembro 2021

Cismetro começa a atuar em Americana ainda neste ano

AmericanaCONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

Cismetro começa a atuar em Americana ainda neste ano

Secretário de Saúde afirma que planejamento para os próximos três meses já está em andamento 

Americana possui mais de 31 mil pessoas só na fila para consultas médicas e outras 7.829 aguardando por exames e outros procedimentos (Foto: Arquivo/ TodoDia)

O Cismetro (Conselho Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas) deve começar a atuar em Americana ainda este ano, para oferecer consultas médicas, exames e outros procedimentos a pacientes da rede pública, que estão na fila de espera por atendimento.

A previsão é do secretário de Saúde da cidade, Danilo Carvalho de Oliveira.

A adesão da prefeitura ao consórcio, aprovada pela Câmara na semana passada em regime de urgência, foi publicada no último sábado (28) no Diário Oficial do município.

De acordo com o secretário, a pasta já trabalha na definição dos serviços que serão realizados nos próximos três meses.

"Acredito que nas próximas semanas já começamos a usar o consórcio. Estive com o diretor do Cismetro para construir o plano de trabalho, com números de consultas e exames. Vamos divulgar a prévia dos três primeiros meses de atuação nos próximos dias", afirmou Oliveira.

Atualmente, Americana possui mais de 31 mil pessoas só na fila para consultas médicas e outras 7.829 aguardando por exames e outros procedimentos.

A principal demanda a ser atendida pelo consórcio é a de consultas em dermatologia, que hoje conta com uma lista de espera de 3.882 pacientes. Na sequência vêm os atendimentos em cardiologia (3.340), neurologia (3.161) e oftalmologia (3.108).

Entre os exames, o mais procurado é a ultrassonografia transvaginal, com 1.513 pessoas na fila.

"Não vamos conseguir zerar a fila de seis anos em três meses, mas com certeza vamos conseguir ter uma redução significativa das nossas filas de consultas e exames", disse o secretário nesta segunda-feira.

Segundo o superintendente do Cismetro, Élcio Ferreira Trentin, Americana já possui profissionais credenciados e o grupo busca por novos parceiros.

Todos os serviços serão realizados em estabelecimentos de saúde da rede de Americana, que conta com 17 unidades básica, um núcleo de especialidades, além de assistência oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Hospital Municipal Dr. Waldermar Tebaldi.

O Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana de Campinas atua desde 2014 e possui 18 membros, contando com Americana. Nova Odessa estuda a adesão ao grupo.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 01 Dezembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/