
Após a recomendação do Ministério da Saúde para a ampliação da faixa etária do público-alvo das vacinas contra a dengue que estão próximas do vencimento, a Secretaria de Saúde de Americana informou, nesta segunda-feira (17), que não pode acatar a orientação, pois nenhum lote do imunizante no município está próximo do prazo de validade.
A norma técnica do Ministério da Saúde estipula que as cidades que possuem vacinas a vencer em 30 ou 60 dias podem ampliar a faixa etária. A estratégia recomendada é que as prefeituras utilizem doses com validade de dois meses para pessoas de 6 a 16 anos e doses com validade de até um mês para pessoas entre 4 e 59 anos.
Americana possui estoque com lotes para vencer em setembro de 2025, novembro de 2025 e fevereiro de 2026. Dessa forma, não poderá atender à recomendação e a campanha de imunização continua somente para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
“O que nós precisamos nesse momento é que os pais das crianças e adolescentes que estão na faixa etária entre 10 e 14 anos busquem a vacina nas unidades básicas. Lembrando que o esquema vacinal é feito com duas doses, com intervalo de três meses para cada uma, e somente a partir da segunda dose é que se adquire a imunidade contra a doença” ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Brito.
Em Americana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 13.142 indivíduos na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Desde o início da vacinação, o município efetuou 5.202 aplicações, sendo 3.514 da primeira dose (26,74%) e 1.688 da segunda dose (12,84%).
A vacina está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, com exceção das unidades dos bairros Praia Azul e São Vito, cujo atendimento vai até às 20h.
Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Saúde de Americana confirmou a segunda morte do ano por dengue no município. A vítima é um homem de 25 anos, morador do Jardim Boer, que faleceu em sua residência no dia 27 de janeiro.