sábado, 5 abril 2025
CULTURA EM LUTO

Corpo de Antônio Carlos Carvalho é velado no Teatro Municipal Lulu Benencase

Produtor morreu na noite dessa quinta-feira (31) de causas naturais
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação

O produtor, jornalista e radialista americanense, Antônio Carlos Carvalho, de grande importância na indústria musical brasileira, falecido nesta última quinta-feira (31), está sendo velado na manhã desta sexta (1) no Teatro Municipal Lulu Bencase, em Americana.

O velório acontece das 10h às 14h30 e o sepultamento acontecerá às 15h no cemitério da Saudade, em Americana.

A informação foi divulgada pelos filhos do produtor, que teria morrido de causas naturais, aos 78 anos.

O produtor deixa dois filhos, Rodrigo Antonio e Maria Letícia.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Americana decretou três dias de luto oficial na cidade. Nas redes sociais, o prefeito Chico Sardelli (PV) lamentou a morte do produtor, desejando conforto para amigos e familiares de Antônio Carlos Carvalho.

“Americana perde um grande nome da nossa cultura. Antônio Carlos Carvalho deixa um legado de poesia, ritmo e arte. Dono de composições que marcaram gerações, ele levou o nome de Americana pelos quatro cantos do país. Que Deus conforte amigos e familiares nesse momento“, reforça a nota.

Biografia
Sendo jornalista no município durante oito anos, e produtor cultural por 50 anos, Antonio é orgulho americanense, sendo decretado desde 8 de maio de 2018, cidadão emérito no município.

Compôs músicas para artistas de grande impacto na cultura brasileira, como Rolando Boldrin, Wilson Simonal, Originais do Samba, Raça Negra, Eliana de Lima, Chitãozinho e Xororó, entre outros. É autor da música “Canário do Reino” eternizada na voz de Tim Maia e gravada por Mônica Salmaso, Fafá de Belém, Kid Abelha, Ivete Sangalo e outros artistas.

Foi produtor e diretor artístico de várias gravadoras, como a Chantecler, Continental, Warner Brothers, Polygram e RGE, produzindo e revelando artistas como Belchior, Almir Sater, Sylvio Brito, Amado Batista, Eduardo Gudin, entre outros.

Carvalho é responsável pelo lançamento da banda Raça Negra, sendo responsável por criar a febre do pagode. Também foi pioneiro na divulgação da música baiana quando lançou em disco o Trio Elétrico “Dodô & Osmar” com Armandinho e Moraes Moreira.

Durante sua carreira, foi premiado com diversos discos de ouro, platina e diamante, fruto do sucesso de suas produções.

Teve o prazer de conviver e trabalhar com artistas como Elis Regina, Gonzaguinha, Jamelão, MPB4, Plínio Marcos e Gilberto Gil, que fazem parte da história cultural de nosso país. Contribuiu efetivamente para a cultura musical brasileira, sempre enaltecendo sua cidade natal, Americana.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também