Participaram mais de 200 profissionais de várias áreas
A Rede Protetora de Crianças e Adolescentes de Nova Odessa organizou uma série de ações para este mês, referentes à Campanha Maio Amarelo e ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma das ações foi o evento realizado na última quarta-feira (18/05) à tarde, no Teatro Municipal, com três palestras sobre o tema.
Participaram mais de 200 profissionais de várias áreas, como educadores, assistentes sociais psicólogos, além do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, seu vice Alessandro Miranda, o Mineirinho, da juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca – e também idealizadora do Projeto Afin –, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, do presidente da Câmara, Elvis Maurício Garcia, o Pelé, de secretários e representantes de instituições locais e regionais.
As palestrantes abordaram os seguintes temas: “Abuso e exploração sexual infantil – causas e consequências, estatísticas, enfrentamento e o papel da Rede”, com Juliana Costa, especialista em sexologia e coordenadora do Projeto Afin de Nova Odessa. A advogada especialista em Direito da Criança e Adolescente, Barbara Fraga Maresch, trabalhou com o tema “Garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual sob a ótica da escuta especializada e depoimento especial”. Já a psicóloga Amanda Zanelato abordou o tema “A escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência – intervenção dos atores da rede sob a ótica da não revitimização”.
No início deste ano, a Secretaria de Educação de Nova Odessa deu início ao programa de fortalecimento da Rede de Proteção da Criança e Adolescente do município. Foi formada uma comissão com profissionais das diversas políticas públicas, com apoio da empresa Maná, que dá assessoria técnica. A Rede visa diagnosticar a situação da criança e do adolescente e construir um Plano Plurianual dos Direitos da Criança e Adolescente de Nova Odessa.