Quinta, 27 Janeiro 2022

Educação tem mais 1.117 inscritos para creches

Americanacreches

Educação tem mais 1.117 inscritos para creches

O desafio é viabilizar vagas nas áreas com taxa de natalidade mais alta, como regiões com novos empreendimentos e que recebem novas famílias

A Secretaria da Educação de Americana recebeu a adesão de 1.117 crianças para ingresso nas creches em 2022 (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Americana)
Nos quatro dias de inscrições no mês de setembro, a Secretaria da Educação de Americana recebeu a adesão de 1.117 crianças para ingresso nas creches em 2022. De acordo com o secretário da pasta, Vinicius Ghizini, a demanda será absorvida tanto nos equipamentos do município quanto nas unidades filantrópicas, às quais o município faz repasses para o atendimento.

Ghizini explicou que até o fim do ano a secretaria entrará em contato com as famílias. Nesse período é feita a atribuição de professores e formação de classes. Ele garante que há vagas para os novos inscritos, além dos que já estão matriculados na rede. O desafio é alocar as crianças em unidades nas regiões onde residem, já que determinadas regiões, como Praia Azul e a da Balsa, possuem uma demanda maior.

O secretário informou que são 2,1 mil crianças de até 3 anos que estão alocadas em unidades da prefeitura e têm assegurada a continuidade. Já as unidades filantrópicas dispõem de 2.027 vagas, sendo que parte delas já são ocupadas por matrículas ativas. Caso necessário, o município também pode recorrer à rede particular. Conforme o município anunciou recentemente, as entidades que disponibilizam as vagas terão o repasse por aluno ampliado dos atuais R$ 447,99 para R$ 550 a partir do próximo ano, para o atendimento integral.

DEMANDA
Ghizini explicou que a demanda da última inscrição é superior a março, quando cerca de 800 famílias mobilizaram interesse. Neste cenário, o desafio é viabilizar vagas nas áreas com taxa de natalidade mais alta, como regiões com novos empreendimentos e que recebem novas famílias.

Uma dessas regiões é a do Boer, onde há uma creche em construção com 117 vagas previstas entre creche e EMEI. A obra é gerenciada pelo governo do Estado, mas o contrato com a empresa que executava o serviço foi rescindido. Ghizini afirmou que foi feito pedido de providências ao secretário estadual sobre a situação. A obra está 68% executada e não há prazo previsto para conclusão. A expectativa do secretário municipal é que a situação seja solucionada no próximo ano.


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 27 Janeiro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/