A equipe da unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jardim Alvorada promoveu, nesta quinta-feira (21), uma ação para orientar e conscientizar usuários da unidade sobre o câncer de próstata.
A ação fez parte da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre o tema, e foi conduzida pelo médico de família Juan Carlos Cardenas Barrientos e pela psicóloga Luciana Marques Archanjo, com o apoio dos demais integrantes da equipe técnica.
Os profissionais orientaram os participantes sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata, a importância da realização dos exames e do autocuidado, os fatores de risco, formas de tratamento e o preconceito que parte dos homens têm para realizar o exame de toque.
“A prevenção é de extrema importância, e os usuários aqui da ESF do Alvorada estão sendo orientados sobre como fazer isso. O câncer de próstata é o de maior incidência entre os homens, porém, com grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente”, explicou o médico.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), são esperados 72 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano em todas as regiões do país, sendo esse o câncer de maior incidência no público masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.