sexta-feira, 19 abril 2024

Americana receberá carreta da mamografia para 600 exames

A iniciativa é destinada a mulheres de 50 a 69 anos. Para realizar o exame será preciso apresentar apenas o RG ou o cartão do SUS

Americana | Macris, Chico e Odir, com secretário e vereadores no anúncio da carreta (Foto: Marília Pierre /Prefeitura de Americana/Divulgação)

Americana deve realizar entre os próximos dias 4 e 16 de outubro aproximadamente 600 exames de mamografia, na carreta de exames do “Programa Mulheres de Peito”, do governo do estado.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (30) em entrevista coletiva de imprensa realizada pelo prefeito Chico Sardelli (PV) e o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).

Macris, que na semana passada esteve na cidade para anunciar o repasse de R$ 2,5 milhões em verbas do governo estadual à cidade, intermediou também a realização do mutirão de exames.

“Havia uma demanda grande da cidade no sentido de equacionar a solução para esse problema”, comentou o deputado.

A carreta ficará estacionada na Praça Comendador Müller, em frente à biblioteca.

A previsão é que sejam oferecidos 50 exames por dia, entre às 9h e 18h durante a semana, e 25 exames aos sábados, entre às 9h e 13h.

A iniciativa é destinada a mulheres de 50 a 69 anos. Para realizar o exame será preciso apresentar apenas o RG ou o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho de Oliveira, a pandemia de Covid-19 fez com que o úmero de consultas fosse reduzido e, consequentemente, a demanda pelos exames.

“Vamos fazer uma busca ativa por essas mulheres que precisam do exame e conversar com os ginecologistas da rede sobre a melhor forma de chegarmos até elas”, disse.

A pasta pretende oferecer a todas as pacientes que fizerem o exame consultas para continuidade de eventuais tratamentos.

O evento acontece durante a campanha “Outubro Rosa”, voltada à conscientização do câncer de mama.

PAPANICOLAU
Oliveira comentou ainda que a secretaria estuda, por meio da coordenação de saúde da mulher, uma ação preventiva de exames Papanicolau para mulheres do Assentamento Milton Santos e bairro Monte Verde.

“Hoje já temos um médico que está destinado a atender aquele público, mas infelizmente por falta de definição em relação a condição de moradia, não pode ser atendida pelo SUS, que funciona a partir de um cadastro em área descrita”, disse. O secretário pretende ainda promover uma campanha de vacinação infantil nos bairros.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também