sexta-feira, 19 abril 2024

Na dianteira da vacinação: missão cumprida

Desde o início da campanha, em janeiro, cidade vem se destacando entre os municípios com mais doses aplicadas 

O município de Americana, ao final do mês de agosto, terá atingido praticamente 100% de adultos com mais de 18 anos vacinados. Desde o início da campanha, em 22 de janeiro, Americana vem se mantendo entre os municípios que mais vacinam em números absolutos e proporcionais, ocupando a primeira posição no ranking dos municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Na terça-feira (24), Americana já tinha vacinado com ao menos a primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19, um total de 171.642 moradores maiores de 18 anos, o que corresponde a 91,7% de sua população, mostrando índices maiores que a média nacional. Para maior efetividade vacinal, a meta estipulada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 90% da população com o esquema completo, ou seja, imunizada após receber a segunda dose ou a dose única. No dia 29 de julho, a cidade rompeu a marca de 200.462 doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas, entre a primeira e a segunda dose e também a aplicação de dose única.

O ritmo da primeira dose no município demonstra que a campanha vem mantendo as expectativas sobre o alcance da meta geral, uma vez que a segunda dose está sendo aplicada concomitantemente à primeira, de acordo com o prazo determinado aos moradores, conforme o imunizante recebido na primeira aplicação.

Na quarta-feira, 18 de agosto, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação nos adolescentes portadores de comorbidade, gestantes ou puérperas e deficientes permanentes, com idade entre 16 e 17 anos. “Não vamos descansar até 100% dos americanenses estarem completamente vacinados contra a Covid”, disse o prefeito Chico Sardelli. 

Estratégias diferenciadas deram resultado
A campanha em Americana adotou estratégias diferenciadas, que deram resultado. Nas primeiras semanas, houve o reforço de postos de vacinação no sistema drive-thru instalados na Avenida Cillos e no Portal de entrada da cidade. A Secretaria de Saúde também firmou parceria com instituições de ensino e hospitais particulares da cidade, que passaram a funcionar como postos de vacinação. Em meados de julho, com a chegada da frente fria, a Saúde, em ação especial com ajuda de entidades, começou a vacinar moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social abrigadas na Fidam, no abrigo provisório que foi instalado no local.”Eu estou muito satisfeito com o ritmo da campanha de vacinação em Americana e parabenizo todos os funcionários envolvidos nela. Nós conseguimos atingir a meta para a primeira dose, que é de noventa por cento, mas o nosso objetivo é imunizar toda a população com o esquema completo e, para isso, não vamos medir esforços, a fim de alcançar esse objetivo”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira. A primeira aplicação foi feita na enfermeira do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, Helen Caroline Andrade de Souza, no dia 21 de janeiro deste ano, quando a campanha teve início. O primeiro lote contendo três mil vacinas da CoronaVac chegou no município neste mesmo dia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também