
Reclamação antiga entre passageiros que precisam utilizar o Terminal Urbano de Americana, a falta de proteção adequada contra o sol e a chuva, assim como a longa espera pelos ônibus estão entre as principais reclamações dos usuários do transporte coletivo no município. Além disso, o elevador instalado no local está quebrado há mais de 15 dias, sem previsão para voltar a funcionar.
Morador do bairro Mathiensen, o aposentado José Roberto afirma que, devido à falta de proteção nas laterais do terminal, seja em dias de sol, quanto de chuva os passageiros ficam prejudicados. “Tomamos muito sol aqui e, quando chove, molha tudo. O terminal foi muito mal feito”, opina.
“Eu acho que precisa melhorar muita coisa aqui, principalmente a falta de abas nas laterais, que, quando chove, você toma um banho. Precisa construir abas laterais para nos proteger do sol e da chuva”, completa Terezinha Lima, moradora do Nova Carioba.
A auxiliar de cozinha Ingrid Machado, moradora do Jardim da Balsa, reclama que, além dos problemas estruturais do terminal, os usuários tem sofrido com o baixo número de carros disponíveis para as linhas. “Tem poucos ônibus para uma região tão grande e populosa, e alguns ônibus não passam pela Avenida da Amizade toda, o que faz com que as pessoas tenham que fazer longas caminhadas. No horário de pico, os ônibus ficam lotados, além de demorarem muito.”
De acordo com o relato da salgadeira Elaine da Silva, a baixa oferta de ônibus nos finais de semana é ainda pior. “No final de semana, não tem ônibus para a gente ir trabalhar. Temos que gastar com Uber para ir trabalhar.”
O terminal conta com 25 linhas e integra o trecho Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares.
Ao todo, circulam pelas quatro plataformas do terminal 32 linhas intermunicipais, que ligam a cidade de Americana a Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré, além de 36 linhas municipais.
A reportagem da TV TODODIA questionou a Prefeitura de Americana sobre à baixa oferta de ônibus. Mesmo com o relato dos passageiros, por meio de nota, a prefeitura informou que não há registros de reclamações sobre o assunto no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), mas que vai “apurar e cobrar as melhorias”.
“Não existem registros de reclamações sobre isso via SAC, mas a unidade vai apurar e cobrar as melhorias que forem necessárias. Ressalta-se que toda reclamação deve ser formalizada pela população pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – (19) 3475 9024 ou pelo site da Prefeitura – www.americana.sp.gov.br”, traz a nota.
Também por meio de nota, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela administração do terminal, afirmou que aguarda a chegada de peças para a manutenção do elevador. “As novas peças, de origem importada, já estão sendo providenciadas com prioridade para agilizar a reposição e o restabelecimento do elevador o mais breve possível. A Agência seguirá acompanhando o processo e os avanços da manutenção do elevador”, traz a nota.
PROBLEMA CRÔNICO
Inaugurado em dezembro de 2017 pelo então prefeito Omar Najar, o terminal custou R$ 23 milhões aos cofre públicos e foi entregue com três anos de atraso e já na época da inauguração colecionava reclamações quanto a proteção de usuários.
O terminal conta com uma área de quase 11 mil metros quadrados. O projeto inicial incluía bicicletário e espaço para lojas e lanchonetes, mas a maioria dos espaços estão desativados atualmente.