
Neste sábado (13), o Centro de Cultura e Lazer (CCL) de Americana recebe mais uma edição da Feira Ameriart. O evento reúne trabalhos artesanais de cerca de 30 expositores locais e tem entrada gratuita, das 10h às 15h. O CCL fica na Avenida Brasil, 1.293, Jardim São Paulo.
Produtos
Promovida pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a feira oferece uma variedade de produtos manuais, como patchwork, bordados, pinturas, peças em madeira e vidro decorado, arranjos florais, sabonetes artesanais, crochê, acessórios de moda e artigos religiosos, entre outras opções criativas.
Participação na cidade
De acordo com Roseli dos Santos, diretora da Unidade de Turismo, o artesanato local vem sendo fortalecido por meio de iniciativas como a Casa do Artesão, o quiosque no Parque Ecológico, as feiras fixas e a participação em eventos organizados pelo município. Esses espaços garantem maior visibilidade e ampliam as oportunidades de renda para os expositores.
“As reuniões e a feira fixa estão regulamentadas por decreto, para haver normas e critérios claros de participação. Com isso, os artesãos têm acesso a eventos públicos promovidos pela secretaria, como o roteiro gastronômico, que foi um sucesso para a cultura e para o empreendedorismo da cidade”, destacou a diretora.

Cadastro para artesãs
Os interessados em participar de futuras edições da Ameriart passam por reuniões periódicas, onde apresentam seus trabalhos, que são avaliados conforme critérios estabelecidos. Atualmente, cerca de 40 artesãos estão cadastrados, mas o número já ultrapassou 100 em anos anteriores.
Todo mês
A Feira Ameriart é realizada mensalmente no CCL. No mesmo espaço funciona a Casa do Artesão, aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 14h. Artesãos que desejarem integrar o projeto podem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo pelo telefone (19) 3408-4800 ou pelo e-mail [email protected].
“Esse movimento do artesanato em Americana cresceu muito graças aos espaços que estamos oferecendo e também fortalece o empreendedorismo, gerando emprego e renda”, afirma Roseli.