sábado, 29 março 2025
ECONOMIA CIRCULAR

Fidam realiza um roadshow sobre Economia Circular

A alternativa consiste em fazer a gestão de recursos finitos para recuperar seus valores, prezando pela regeneração e pela diminuição do uso de materiais
Por
Diego Rodrigues

A FIDAM (Feira Industrial de Americana), por meio da Escola Móvel do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizou um roadshow sobre Economia Circular.

O Ministério da Fazenda argumenta que, “a economia circular é uma alternativa ao atual modelo linear de produção, ou seja, aquele que não prevê o retorno saudável dos materiais para o ciclo econômico ou para a natureza. A alternativa consiste em fazer a gestão de recursos finitos para recuperar seus valores, prezando pela regeneração e pela diminuição do uso de materiais.”

O presidente da FIDAM, Leandro Zanini, faz um balanço do evento e fala sobre a importância da economia circular. “A Escola Móvel tem sido um sucesso, com mais de 500 adolescentes presentes no primeiro dia do evento, e o tema ‘Economia Circular’ é tão importante quanto a Sustentabilidade. O maior motivador do processo é apresentar o tema às novas gerações, que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, para que elas tenham uma visão estratégica da Economia Circular”, pontua Zanini.

Melissa, de 17 anos, aluna do curso técnico de Administração da ETEC Polivalente, achou que “o tema foi muito bem abordado na aula imersiva” e elogiou a estrutura da Escola Móvel. “Eu acho importante falarmos sobre economia circular porque não é um assunto só para agora, é algo para começar agora e impactar as próximas gerações”, disse a aluna.

Gustavo, que também tem 17 anos e é colega de classe de Melissa, destaca: “Eu gostei da forma como eles introduziram o tema com slides e de uma maneira bem didática. A Economia Circular é importante para um futuro mais sustentável em relação à natureza e à extração de recursos”, acrescenta Gustavo.

Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

O presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana, Leonardo Santana, reforça a importância de apresentar o conceito da economia circular para as novas gerações. “Mostrar a Economia Circular para os jovens, que são o nosso futuro, é de extrema importância. São tantos alunos neste segundo dia que quase não estamos dando conta”, enfatiza Santana.

Segundo o presidente, a economia circular está sendo aplicada nas empresas do município. “Nas empresas do Polo Têxtil de Americana, a Economia Circular já funciona há muitos anos. Praticamente 100% dos resíduos sólidos dessas empresas são reciclados ou reutilizados”, ressalta Santana”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também