Serviços de entrega da Uber Eats seguem até o dia 7 de março e estabelecimentos projetam queda de visibilidade e monopolização dos serviços de delivery por aplicativo
Com o fechamento dos serviços de entrega da Uber Eats, restaurantes de Americana priorizam outras plataformas de delivery. O iFood é o aplicativo mais citado entre os estabelecimentos consultados pelo TODODIA.
Os serviços de entrega da Uber Eats seguem até dia 7 de março e restaurantes da região projetam queda de visibilidade e monopolização dos serviços de delivery por aplicativo.
A Uber Eats anunciou a decisão de encerramento das atividades no começo do mês de fevereiro.
Para Fernando Gonçalves, que administra um restaurante em Americana junto de sua esposa, gerente do “Toca do Urso”, os rendimentos podem diminuir com a falta dos serviços da UberEats.
Gonçalves explica que o aplicativo servia também como um lugar para publicidade da loja e uma plataforma de pesquisa. “Esses aplicativos acabam fazendo um pouco de marketing também”, disse.
Atualmente, o restaurante não possui serviço de delivery próprio e utiliza os aplicativos da UberEats e iFood.
Com o encerramento das atividades de delivery da Uber, o restaurante seguirá apenas com o iFood.
Gonçalves relatou que prioriza os serviços de aplicativos porque considera que com eles têm maior alcance e visibilidade.
“Se um dia tivermos mais demanda no site podemos até ter motoboy próprio para as entregas. O maior problema é conseguir vender sem os aplicativos”, contou.
O iFood cobra cerca de 23% dos serviços prestados ao restaurante. Para o UberEats, a taxa é de 30%.
Outros restaurantes de Americana citaram os aplicativos da Rappi e 99food, que também possuem serviço de entrega.
Para Guilherme Oliveira Santos Machado, que administra a loja de presentes Tag Cestas Personalizadas, o iFood é o aplicativo de entrega mais vantajoso.
“No iFood existem duas modalidades de entrega, que são entrega própria e por parceiro, já na UberEats era somente entrega por parceiros, o que aumentava o custo repassado para o cliente”, explicou.
Machado ainda analisa que o impacto negativo da decisão da UberEats será para os entregadores parceiros do aplicativo.
A loja Tag Cestas Personalizadas trabalha mais com entrega própria, mas Machado não vê vantagens na saída da UberEats.
“Mesmo sabendo que vai ter pouca ou nenhuma diferença de faturamento, a concorrência para o iFood vai ser menor, praticamente monopolizando o mercado de apps de delivery”, disse.