Quinta, 19 Mai 2022

GPA promove patrulhamento náutico na Represa Salto Grande

AmericanaMeio Ambiente

GPA promove patrulhamento náutico na Represa Salto Grande

Grupo de Proteção Ambiental da Gama realizou uma ação socioambiental com "ambientalista mirim" de oito anos de idade

Represa | Pedro Medina Brenna, o pai e equipe do GPA (Foto: Divulgação)

A equipe do GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Gama (Guarda Municipal de Americana) promoveu, nesta quarta-feira (26), uma ação socioambiental com a realização de um patrulhamento náutico na Represa do Salto Grande, com a participação do "ambientalista mirim" Pedro Medina Brenna, de oito anos de idade. O garoto, acompanhado de seus pais, conheceu um pouco do trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente pelo GPA e também a sede da Gama.

Durante o patrulhamento na represa, o GCM Nicoletti e o Subinspetor De Paula localizaram mais de 50 metros de rede de pesca que, além de ser proibida, foi colocada no local no período da piracema, época de reprodução dos peixes.

Segundo a prefeitura, o ambientalista mirim é bem atuante na cidade e já fez vídeo solicitando às autoridades a preservação de tartarugas na foz do córrego do Galo, no Ribeirão Quilombo.

A equipe do GPA da Gama, com apoio do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana, atendeu ao pedido do garoto que, por meio de vídeo e do Ministério Público, solicitou a verificação da qualidade da água no Ribeirão Quilombo, no ponto onde se localiza a foz do córrego do Galo, tendo em vista a presença de várias tartarugas que vivem no local.

Ainda de acordo com a prefeitura, "no dia 16 de janeiro, a equipe do GPA visitou o menino e o tranquilizou sobre a normalidade da situação, após inspeção feita no local, constatando que não há existência de descarte irregular de esgoto "in natura" neste ponto e em nenhum outro na extensão do Ribeirão Quilombo no município de Americana".

Equipe do DAE fez inspeção no Ribeirão Quilombo, no ponto onde se localiza a foz do córrego do Galo, e não foi identificada a presença de efluentes sanitários ou industriais no local.

"Toda a bacia do ribeirão no município de Americana possui sistema de coleta e afastamento de esgoto das suas margens com existência de coletores troncos e emissários que coletam e conduzem os efluentes à Estação de Tratamento de Esgoto de Carioba (ETE Carioba)", informou a prefeitura.

Na ocasião da visita ao pequeno Pedro e seus familiares, foi entregue a ele uma camiseta do Grupo de Proteção Ambiental. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 19 Mai 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/