sábado, 21 dezembro 2024

Idoso que vivia nas ruas cede à ajuda de voluntários

Projeto “De Cara Limpa” ampara pessoas em situação de rua, que são acolhidas para banho e lanche, saindo com corpo e roupas limpas, cabelo e barba aparados, barriga cheia e dignidade restaurada

RESGATE | Voluntários ajudam idoso, que aceitou apoio (Foto: Divulgação)

Era um idoso que vivia há meses na rua, sem aceitar ajuda. Abordado com frequência por equipes de voluntários, recusava atendimento, dominado pelo vício do álcool. Mas, sem banho e sem comida há dias, nesta semana ele se rendeu à ajuda e à chance de uma nova vida. A história, com desfecho promissor a partir da ação de fiéis da igreja Presbiteriana Central, de Americana, ganhou repercussão e emoção nas redes sociais às vésperas do Natal.

O trabalho é descrito pelo pastor Jabis Ipólito de Campos Junior, que fotografou a situação do idoso de 68 anos ainda na rua e ao ser acolhido pelos voluntários na igreja para banho e refeição.

Todas as terças-feiras, voluntários colocam em prática o projeto “De Cara Limpa”, idealizado e coordenado por Lisa Mendes.

Nele, pessoas em situação de rua são acolhidas para banho e lanche, saindo com corpo e roupas limpas, cabelo e barba aparados, barriga cheia e dignidade restaurada.

Mas, este último ponto é o mais desafiador à equipe, ilustrado pela história do idoso resgatado nesta semana.
O pastor conta que, apesar das recusas, o homem chegou a um estado deplorável de sujeira, com insetos pelo corpo e muita fraqueza devido à falta de alimentação.

Ele não pode ser obrigado a aceitar ajuda, enquanto mentalmente capaz, conforme a legislação, numa situação que inquietava os voluntários.

Mas, desta vez, aceitou ao menos o banho, sendo carregado de cadeira de rodas e tratado com bastante cuidado numa situação difícil.

Há dias sem comer, só com a bebida, ele chegou a desmaiar e uma ambulância foi chamada.

Após a liberação do pronto atendimento do Zanaga, outra luta: convencê-lo a aceitar o tratamento médico.
Ainda muito debilitado, o idoso concordou, e foi levado a uma clínica conveniada à igreja, com tratamento custeado pela mesma.

De acordo com o pastor, o idoso tem família, que ofereceu ajuda. No entanto, o vício foi o divisor de rumos, numa escolha do próprio paciente, que agora pode escrever um novo capítulo.

Durante o período mais crítico da pandemia, a igreja chegou a abrigar as pessoas em situação de rua, numa incidência que persiste, tanto de pessoas da própria cidade quanto provenientes de cidades vizinhas. Das cerca de 30 atendidas semanalmente no projeto antes da pandemia, a média subiu para até 38.

O pastor ressalta que toda ajuda é bem-vinda, principalmente com a doação de roupas (inclusive íntimas), sobretudo masculinas, além de calçados e itens de higiene pessoal. Mulheres também são atendidas.

No próximo dia 21, a igreja, que fica na Rua 12 de Novembro, 308, no Centro, sediará a segunda etapa de vacinação da população de rua, a partir das 13h, em ação de parceria com as secretarias de Saúde e Assistência Social.

Após a campanha, uma ceia será servida aos atendidos.

Mais informações sobre o projeto e como ajudar podem ser obtidas no telefone 3461-7048 e no Facebook e Instagram pesquisando “projetodecaralimpa”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também