Quarta, 04 Agosto 2021

Lotada, enfermaria do HM quase dobra de tamanho

AmericanaLotação

Lotada, enfermaria do HM quase dobra de tamanho

No HM, o "boom" de pacientes na enfermaria, onde os leitos não têm respiradores, se agravou no último sábado (12), quando a unidade chegou a 54 internados

Hospital Municipal de Americana | Unidade saturada opera com quase 100% de lotação na UTI para Covid ( Foto: Arquivo/ Todo Dia)

A enfermaria voltada ao atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, quase dobrou de tamanho nesta terça-feira (15) ao chegar a 59 leitos ocupados. 

Em março, durante o pico da segunda onda da pandemia, essa ala tinha 30 leitos disponíveis, que foram ampliados para 35 em abril. Além da alta ocupação do hospital, a cidade registrou mais sete óbitos pela doença, chegando a 623 desde o início da pandemia.

Nesta terça-feira (15), Americana tinha 209 pessoas internadas com Covid-19. A taxa geral de ocupação de leitos para Covid-19 no município era de 96,97% entre os leitos com respiradores (de 99 no total, 96 estavam ocupados) e de 97,41% entre os leitos sem respiradores (de 116 no total, 113 estavam ocupados).

No HM, o "boom" de pacientes na enfermaria, onde os leitos não têm respiradores, se agravou no último sábado (12), quando a unidade chegou a 54 internados.

Na ocasião, todos os os 26 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que têm respiradores, também estavam ocupados, atingindo 100%.

Em nota enviada no domingo (13), a Prefeitura de Americana afirmou que o HM "tem recebido ampliação no número de leitos desde o início do ano" e que, atualmente, mais de 60% da estrutura do hospital é voltada para o atendimento de Covid-19".

A medida de ampliar leitos de enfermaria foi classificada como urgente. "Para atender a todos, o HM vem dispondo de leitos provisórios e uma estrutura que permite evitar a desassistência", afirmou o município.

Nesta segunda, a situação apresentou leve melhora em relação ao final de semana. Eram 21 pessoas internadas na UTI e 48 na enfermaria.

Nesta terça, porém, a situação voltou a piorar. O boletim da Prefeitura de Americana apontava 59 pessoas internadas em leitos sem respiradores e 23 nos leitos de UTI.

PARTICULARES

No Hospital São Francisco, todos os 15 leitos de UTI estavam ocupados nesta terça (tqxa de 100%) e 13 dos 14 leitos de enfermaria tinham pacientes.

No São Lucas, a UTI também estava lotada e havia apenas dois leitos de enfermaria disponíveis.

Na Unimed, a lotação era total nos dois tipos de leitos: 41 com respiradores e 27 na enfermaria.


 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 05 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/