segunda-feira, 24 fevereiro 2025
MAUS-TRATOS

Mãe é presa por abandonar filho autista sozinho por três dias em apartamento em Americana

Mulher foi autuada em flagrante por abandono e maus-tratos
Por
Cristiani Azanha
Caso foi registrado na DDM de Americana – Foto: Cristiani Azanha/TV TODODIA

Uma mulher que teria deixado o filho sozinho há três dias no apartamento da família, na Vila Bertoni, em Americana, foi presa no fim da tarde desta segunda-feira (24) pela Guarda Municipal de Americana (Gama). Ela foi autuada em flagrante por maus-tratos e abandono de incapaz pela delegada Nathália Alves Cabral, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O garoto foi levado a um abrigo.

A Gama localizou a criança por meio de uma denúncia anônima. Quando os agentes chegaram ao endereço informado foram autorizados pelo porteiro a entrar no apartamento. Eles perceberam que a porta do local já estava danificada e ouviram gritos de criança vindos do interior da moradia.

Ao entrarem, localizaram a criança que afirmou estar sozinha “há três dias e meio”, sem comida e sem tomar banho.

A criança também disse aos policiais que a mãe viajou, mas iria voltar. Os agentes informaram que o garoto estava faminto e que, em casa, havia apenas uma vasilha guardada na geladeira com bolachas secas e velhas, além de um saquinho de salgadinhos que a criança havia fracionado durante o final de semana.

No quarto, os patrulheiros encontraram uma cama de casal e um berço. Havia também uma faca de açougueiro entre as roupas, ao alcance da criança.

O menino confessou que dormia em um colchão com mofo. Relatou ainda que a mãe dele, que tem mais três filhos, foram para a casa dos avós paternos, e ele acabou ficando sozinho, já que não possuía outros familiares na cidade.

De acordo com a criança, a mãe tinha o hábito de deixar os filhos com os familiares para ir a “baladas”. Após conversarem com os vizinhos, os guardas descobriram que a mulher estaria em uma festa em outro município e, inclusive, publicou fotos em redes sociais.

Durante o período em que permaneceu sozinho, o menino se comunicava com a mãe por meio de mensagens de texto e áudio. Os patrulheiros encontraram algumas mensagens como: “Mamãe, quando você volta? Eu estou com medo. Por que você não falou comigo? Posso tomar banho? Está muito calor”. De acordo com a corporação, a criança também confessou que “não poderia tomar muito banho porque a água é muito cara e a mamãe não deixa.”

Enquanto estavam com o garoto, outra equipe da Gama foi ao Conselho Tutelar, onde a mulher estava para “retirar” a criança, mas, ao chegar ao local, ela foi presa e encaminhada à DDM.

O menino foi levado provisoriamente para um abrigo da cidade, enquanto aguarda uma decisão da Vara da Infância e Juventude.

Como a mulher não tinha condições de pagar a fiança, ela foi encaminhada para a Cadeia de Monte Mor, onde aguardará pela audiência de custódia.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também