Anúncio foi feito no encerramento da Expodeps, evento que reuniu 80 prestadores de serviço que montaram estandes, fecharam negócios e lotaram os pavilhões da FIDAM
O encerramento da sexta edição da Expodeps, no pavilhão da Feira Industrial de Americana (FIDAM) foi marcado, nesta quinta-feira (20), por um anúncio importante. O evento, já tradicional encontro de negócios entre prestadores de serviços, serviu de palco para o lançamento da Tecnotêxtil Brasil 2023, um dos acontecimentos mais relevantes do segmento no Brasil.
Lançada nesta quarta (19), a Expodeps rendeu contratos e parcerias comemoradas pelos 80 expositores, que tiveram a oportunidade de expor seus produtos e fechar acordos com novos fornecedores e consumidores.
Marcelo Fernandes, presidente da Associação Comercial e Industrial de Americana (ACIA), promotora da feira, comemorou o empenho dos próprios participantes que, depois de dois anos afetados pela pandemia, arcaram com os custos da organização de um encontro, e festejaram os corredores lotados e a presença dos consumidores. Cerca de 3 mil pessoas circularam entre os boxes e conferiram de perto a diversidade de produtos e serviços. “A Expodeps, no pós-pandemia, voltou com toda força, superando as nossas expectativas”, disse. “É um evento sólido, que já é reconhecido inclusive na agenda de turismo de negócios do Estado de São Paulo. Deixamos de ser uma feira local e passamos a atrair expositores e clientes de toda a região”.
Tecnotêxtil Brasil 2023
Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor-presidente do Febratex Group (entidade promotora das feiras do setor em todo o Brasil), afirmou que a chegada da Tecnotêxtil a Americana é um projeto que vinha sendo planejado há anos. O evento – que acontece entre 7 e 10 de março de 2023 na própria FIDAM – sai do papel com o apoio estratégico da Acia e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico).
Durante três dias, disse, os visitantes vão ficar por dentro das últimas novidades em tecnologia para os setores de fiação e tecelagem, beneficiamento e confecção. A escolha de Americana para o evento tem uma razão especial: a cidade é centro de um dos principais polos brasileiros de produção de tecidos.
As cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia controlam, segundo a Febratex, nada menos que 32% das indústrias do setor.
O prefeito Chico Sardelli (PV), presente ao lançamento, afirmou que a chegada da feira mostra que “Americana voltou a sorrir”. Ele citou os investimentos na modernização das fábricas como essencial para a oferta crescente de vagas de emprego na região.
Exportações
A Expodeps também sediou nesta quinta-feira a 47ª edição do Fórum de Internacionalização de Empresas (FIE) , que tem o objetivo de impulsionar os laços comerciais entre os empreendedores brasileiros e os potenciais clientes estrangeiros.
Otávio Furtado, da PEIEX (Programa de Qualificação para Exportações) – organismo mantido pela parceria entre a Facamp e a Apex-Brasil (a agência nacional de incentivo ao comércio exterior) – falou da potencialidade dos empreendimentos nacionais em disputar o mercado lá fora. “Oferecemos a prospecção de parceiros, difundimos técnicas de negócios, orientamos sobre legislação, formação de preços e competitividade”, afirmou.
No mesmo fórum, os diretores regionais da Ciesp Leandro Zanini e Ana Cavadas, detalharam como as indústrias locais podem explorar mercados promissores, em um leque de oportunidades abertas pelo avanço do comércio mundial.
Leandro Tirolli, diretor do FIE, resumiu em uma frase o cenário o atual: “O empreendedor brasileiro se contenta em buscar clientes brasileiros, sem considerar que temos 7 bilhões de habitantes no mundo”, falou. “Com a cooperação entre empresários, governos, entidades e universidades, o potencial exportador brasileiro é incalculável”.