Nesta quarta-feira, dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor e o Procon de Americana, órgão municipal de defesa do consumidor, têm se mostrado cada vez mais efetivo na região, com média de 70% de resolução dos problemas.
O diretor do Procon de Americana, Estevão Luis Cardoso Pavan, concedeu entrevista exclusiva ao TODODIA e adiantou que o órgão tem projeto de estender o atendimento aos moradores que têm dificuldade de acesso, levando os funcionários da unidade aos bairros mais afastados do centro.
“A ideia é de ir aos bairros e fazer um ponto no dia, na semana e no mês, para esclarecer as dúvidas. Vamos mapear os bairros que tem mais dificuldades de acesso ao Procon. Podemos fazer uma parceria com o CRAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) que já está no bairro e ver qual o ponto ideal, escolas, postos de saúde”, detalha.
Estevão comentou que a falta de tempo dos consumidores, às vezes reprime a ida ao Procon, que fica dentro do prédio da Prefeitura de Americana. O Procon de Americana já recebeu uma unidade móvel da Fundação Procon-SP, em agosto do ano passado, que ficou na Praça Comendador Müller.
“O Procon municipal é um órgão conveniado com a Fundação Procon-SP. A Prefeitura faz esse convênio. A gestão do prefeito Chico Sardelli (PV) e do vice Odir Demarchi (PL) é inteligente e humana. Isso vai de encontro à atuação do Procon de trazer essa proximidade com o consumidor (…) O Procon atende bastante gente que está vulnerável, idosos com dificuldades de acesso aos seus direitos. Essa prontidão do Procon é um espelho da gestão do prefeito e estamos melhorando cada vez mais”, comentou.
Estevão comentou que a ideia é conseguir atender a população que não consegue se deslocar ou falta de tempo. O atendimento demora, em média, de 30 a 40 minutos. Ele explica que o processo de escanear documentos, juntar provas e ler contratos, demanda tempo. O diretor ainda explica que o local escolhido precisa ter acesso à rede de internet e a computador para já registrar a reclamação.
Um dia para celebrar a conquista dos direitos dos consumidores
“O brasileiro é um povo muito criativo. Temos o Dia do Consumidor, celebrado no dia 15, e os estabelecimentos comerciais aproveitam a data para comemorar e fazem algumas promoções que acabam sendo a semana do consumidor. Isso é legal por causa dos descontos, mas é uma data que deve ser lembrada não só pelas promoções, mas como uma data de conquista de direitos e deveres”, disse o diretor do Procon de Americana.
Ele ainda orienta os consumidores que se sentirem lesados a procurar orientação do Procon de Americana, a se atentarem aos direitos e os fornecedores a respeitaram seus deveres. “Você que tem algum problema de consumo, teve problema com contrato, um produto que não chegou, uma compra na internet ou problemas com crédito consignado, operadoras de telefonia. Estamos aqui para fazer esse atendimento. Então, procure o Procon sempre que precisar quando sentir que está sendo lesado”.
Estevão relata que os casos são resolvidos através de acordos que levam, em média, de 30 a 60 dias. “A partir do momento em que recebemos os consumidores aqui no Procon, geramos a notificação que será encaminhada à empresa. Ela tem um prazo para resposta em até 10 dias após o recebimento da notificação. Até o Correios entregar, ela receber e a resposta retornar, geralmente 30 dias. Geralmente, nesses 30 dias já conseguimos ter uma resposta que satisfaça o consumidor”.
Caso não seja satisfatória, o Procon parti para a segunda etapa que é a tentativa de conciliação, com uma audiência numa sala dentro do Procon, com o consumidor e o fornecedor através de uma intermediação de um técnico do órgão de defesa do consumidor.
Serviço
O horário de atendimento do Procon é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O local fica na Avenida Brasil, 85, no prédio da Prefeitura de Americana. O telefone para contato é o (19) 3475-9008.