Oito bairros de Americana são os mais afetados pela falta de água nesta sexta-feira (3), de acordo com o DAE (Departamento de Água e Esgoto). As regiões com maior dificuldade no abastecimento são: Parque Novo Mundo, Parque Universitário, Terramérica, Jardim São José, Chácaras Letônia, Residencial Tancredi, Bosque dos Ipês e Iate Clube de Campinas.
Baixo nível dos reservatórios
Segundo o DAE, os reservatórios do município contabilizam apenas 15 milhões de litros de água nesta manhã, volume muito abaixo do ideal, que seria de 36 milhões de litros. O órgão ressalta que, ao longo do dia, os locais mais atingidos podem mudar, já que a avaliação é feita com base nos níveis de água dos reservatórios que abastecem cada região.
A crise hídrica levou a Prefeitura de Americana a decretar, na última terça-feira (30), estado de emergência. A medida autoriza ações como intensificação do combate a vazamentos, contratação de caminhões-pipa e reforço em campanhas de uso consciente da água.

Meio ambiente
O baixo nível do Rio Piracicaba, somado à estiagem prolongada, tem comprometido a captação e o tratamento da água, reduzindo ainda mais a oferta no município. Sem previsão de chuvas consistentes, a orientação é que os moradores economizem o recurso.