sexta-feira, 26 abril 2024

Passageiros em Americana ainda reclamam de poucos ônibus na rua

Depois de ver a frota ser reduzida na pandemia, usuários do transporte relatam dificuldades com demora; Prefeitura fala em “momento de retomada da frota” e diz que “analisa” caso para pedir solução à Sancetur 

Terminal | Muita espera de passageiros ontem à tarde (Foto: Daíza Carvalho/ TodoDia Imagem)

A não ser que já esteja habituado a um horário e linha específicos, o passageiro do transporte coletivo de Americana arrisca esperar tempo considerável se depender dos ônibus, mesmo em horário em comercial. Usuários de diversas regiões que estavam no Terminal Metropolitano de Americana na tarde de ontem falaram de suas impressões do serviço ao TODODIA.

Para a inspetora de alunos Vilma Rocha, de 65 anos, o problema começa logo cedo. A linha que ela precisa do Jardim Brasil só começa a circular 6h15, muito tarde para ela. Para embarcar às 6h, ela precisa ir até outro ponto mais longe, e atravessar a pista. “Faço isso diariamente. Tiraram muitos ônibus da rua”, avalia.

Moradora de uma região populosa, a dona de casa Aparecida Polidoro, de 71 anos, acha que são poucos ônibus para muita gente.
Para sair do Centro de volta ao Zanaga, ela estava há mais de uma hora na espera.

Eloá Marques, de 33 anos, havia chegado ainda mais cedo, aguardando para ir para a mesma região. “Antigamente tinha mais ônibus para o Zanaga. Desde a hora que estou aqui, passaram vários para outros bairros”.

Não deu tempo de Tânia falar sua idade e profissão. Ela saiu correndo assim que o ônibus chegou à plataforma.
Antes disso, contou que todos os dias precisa pegar um coletivo municipal e outro intermunicipal, com o desafio da sincronia de horários. Contou que aos sábados é pior: no último fim de semana, ficou das 5h45 até às 7h30 esperando a linha 220.

MONITORAMENTO
Os usuários não têm sequer condições de checar, em tempo real, se os ônibus vão demorar.

Ainda que os horários estejam disponíveis no site da operadora Sancetur, a empresa não oferece aplicativo de consulta no município, o que acontece em outros que presta o serviço como Limeira, Valinhos e Indaiatuba. Nesses locais é possível ver as linhas mais próximas pela geolocalização e o tempo para que determinada linha chegue ao ponto. Apesar disso, na loja de aplicativos do sistema Android, há críticas de eventuais falhas e erros.

A disponibilidade de mais ônibus, na quantidade de 65 carros prevista em contrato, tem sido cobrada na Câmara de Americana, além dos próprios usuários que sofrem na pele as dificuldades de horários e itinerários.

PREFEITURA
Questionada sobre o assunto, a prefeiura divulgou no final da tarde uma nota.

“Na semana passada a prefeitura recebeu, por documento, um apontamento da Sou Americana (empresa do Grupo Sancetur, concessionária do sistema) de que o número de veículos atual seria suficiente para atender à atual demanda de passageiros, que ainda não se regularizou em relação ao período pré-pandemia. A Prefeitura de Americana entende que este é o momento de retomada da frota e já está analisando o impacto dos veículos recentemente inseridos para indicar o pontos e horários em que ainda há alta demanda de passageiros, para que a empresa amplie o número de veículos nesses pontos e, gradativamente, toda a frota seja restabelecida”. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também