No final de semana passado, foram registradas ocorrências de bares funcionando após às 21h e lotados
O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), se reuniu na tarde desta sexta-feira (18) com o Comitê de Crise da Covid-19 do município e prometeu “fechar o cerco” contra aglomerações. No final de semana passado, foram registradas ocorrências de bares funcionando após às 21h e lotados.
Chico relatou à imprensa que a prefeitura, por meio da Vigilância Sanitária e da Gama (Guarda Municipal de Americana), já efetuou 600 notificações de estabelecimentos por descumprimento de normas do Planos São Paulo, e que já foram aplicadas 100 multas. Com o cenário caótico de hospitais lotados, agora, a fiscalização será intensificada, segundo o prefeito.
“O Comitê reforçou o pedido de uma fiscalização mais intensa, mais ativa, para dar conta desse momento que estamos passando. O momento é preocupante, mas estamos apertando o cerco para que os estabelecimentos sigam o Plano São Paulo, ou seja, até 21h fechem as portas, e proibir as aglomerações que porventura forem encontradas”, disse.
O pedido de aumento na fiscalização foi feito por alguns vereadores na sessão da última quinta-feira (17). Um deles, Marcos Caetano (PL), relatou ter flagrado um bar lotado por volta das 2h da madrugada do último domingo, nas imediações da Câmara. Thiago Brochi (PSDB), que é líder do governo, também criticou o desrespeito de alguns estabelecimentos e prometeu para semana que vem um projeto de lei para cassar o alvará de bares e casas noturnas que descumprirem o Plano São Paulo.
LOCKDOWN
Chico foi questionado sobre a possibilidade de adotar um “lockdown” na cidade, mas disse que no momento isso não está sendo discutido. Ele foi informado por um dos jornalistas presentes na coletiva sobre o toque de recolher instituído em Campinas e disse que iria se informar sobre a medida e discutir isso com outros prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) antes de tomar alguma medida.