Domingo, 28 Novembro 2021

Prefeitura acompanha retirada de cabos das torres de energia

AmericanaTorres de Energia

Prefeitura acompanha retirada de cabos das torres de energia

Administração obteve liminar para remoção de cabos e de 49 torres que eram utilizadas pela antiga Fepasa 

RETIRADA DOS CABOS | Serviço vem sendo feito em Americana nesta semana (Foto: André Benetti / Divulgação / Prefeitura de Americana)
A Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos) da Prefeitura de Americana informou nesta terça-feira (19) que está acompanhando a remoção dos isoladores e cabos das torres de energia que eram utilizadas pela antiga Fepasa (Ferrovia Paulista SA), que também deverão ser retiradas por determinação judicial.

Segundo a Sosu, o serviço está sendo executada por empresa contratada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Em 5 de fevereiro deste ano, a prefeitura obteve na Justiça uma liminar favorável em ação que movia contra o departamento, que tramitava na Primeira Vara Federal de Americana.

A questão vinha sendo tratada junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo há alguns anos, segundo a prefeitura.

49 TORRES
Na ação, a Prefeitura de Americana solicitou uma tutela antecipada para a retirada das 49 torres de energia da rede ferroviária espalhadas pela cidade, que eram utilizadas pela antiga Fepasa. As torres estão instaladas em local de grande circulação de pessoas, residências e comércios, oferecendo riscos de acidentes.

Na ocasião, o secretário de Negócios Jurídicos, Diego Guidolin, disse que "o Ministério Público levantou a bandeira por anos, e a concessão da tutela é benefício para toda a população de Americana, uma vez que um equipamento sem utilidade será retirado dos espaços públicos", disse Guidolin.

De acordo com a Sosu, já foram retirados os cabos onde não há cruzamentos com redes da CPFL, na região Jardim dos Lírios e Parque das Nações.

O trabalho prossegue, a partir desta quinta-feira (21), na Rua Florindo Cibin, próximo ao Dom Bosco, e na Avenida Campos Sales.
Os serviços deverão ser concluídos até o dia 8 de novembro.

"Após muito tempo tentando contato com o DNIT para que retirassem o material, a prefeitura entrou com uma ação judicial e o DNIT foi notificado neste ano a retirar as torres e os cabos. Os serviços começaram na semana passada e estão sendo executados por meio de uma empresa de engenharia contratada pelo DNIT", explicou o secretário de Obras, Adriano Alvarenga Camargo Neves. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/