Terça, 28 Junho 2022

Prefeitura de Americana celebra Dia Mundial da Água

Prefeitura de Americana celebra Dia Mundial da Água

Solenidade com presença do prefeito na Casa da Criança Juriti abriu nesta terça programação da "Semana da Água", com diversas atividades até sexta-feira (25) 

Prefeito Chico Sardelli, vice Odir Demarchi e o presidente da Câmara, Thiago Martins, em solenidade nesta terça na Casa da Criança Juriti (Foto: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana)
O prefeito Chico Sardelli (PV) e o vice Odir Demarchi (PL) abriram, nesta terça-feira (22), as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março), iniciando as atividades da "Semana da Água", com solenidade na Casa da Criança Juriti, no bairro São Roque. A Prefeitura de Americana preparou uma programação especial visando a conscientização sobre o uso da água, com as participações do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Secretarias de Meio Ambiente, de Educação, de Obras e Serviços Urbanos e demais parcerias.

"Fico muito feliz em compartilhar as ações que estamos implementando no município para o bom uso da água e preservação dos recursos naturais, estimulando iniciativas que promovam a sustentabilidade, educação ambiental e qualidade de vida à população, prioridades do nosso governo. Hoje é um dia muito importante, temos feito todo o possível para reservar a água e preservar os recursos hídricos. Todos os dias, estamos lutando para enfrentar os desafios e proporcionar o melhor à população", disse o prefeito.

Durante a solenidade, foi anunciado o início de plantio de 70 mudas na área de captação de água no rio Piracicaba, em conjunto com o DAE, e também o lançamento do concurso "O clima muda e nossas vidas também", que será realizado com as escolas do município.

As crianças da Casa da Criança Juriti fizeram uma apresentação sobre o tema "Água" e foi realizado o plantio de sete mudas de ipê branco, na calçada da escola, além da distribuição de sementes de girassol e exposição da maquete "Sustentabilidade", organizada pela equipe da Coleta Seletiva de Americana.

Na tarde desta terça-feira (22), foi promovido o workshop "Água e Mudanças Climáticas" para alunos e grupo de terceira idade, no Centro de Capacitação Profissional do Adolescente (CCPA), no bairro Jardim Ipiranga.
Programação Semana da Água.

Com o tema "O clima muda e nossas vidas também", em consonância com o projeto "Gota d'Água" que será desenvolvido durante 2022, a programação da Semana da Água de Americana começou com a divulgação online do vídeo educativo sobre o Dia Mundial da Água e do vídeo "Os caminhos da água", que apresentou o novo logotipo do DAE.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, falou sobre a importância das ações na Semana da Água de Americana. "Teremos, com a união de toda a Administração Municipal, do prefeito Chico e do vice Odir, diversas ações para a conscientização do uso da água. A produção do vídeo, por exemplo, aborda a importância da reflexão sobre o tema, a correlação entre água e mudanças climáticas, tema indicado pela ONU em 2022 sobre as águas subterrâneas tornando o invisível visível. Também a importância da água no nosso dia a dia e dicas de economia para conscientizar e incentivar a população", explicou o secretário de Meio Ambiente.

Nesta quarta-feira (23), no Centro Dia para o Idoso, no Jardim Glória, haverá exposição de maquete e vídeo educativo. E, às 14h, será realizada a cerimônia de posse do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), no auditório Villa Americana, no Paço Municipal, na Avenida Brasil.

No dia 24, será divulgado online o vídeo sobre "Mudanças Climáticas", do Projeto Municípios Paulistas Resilientes.

Dia 25, às 8h30, será promovida mais uma ação no Centro Dia, com exposição de desenhos e frases. 

Susy Coutinho/Prefeitura de Americana (Foto: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana)

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/