terça-feira, 13 maio 2025

Prefeitura divulga início da restauração da Casa Hermann Muller

Primeira etapa do projeto no prédio que faz parte do patrimônio de Americana deve custar R$ 250 mil e demorar dez meses para ser executado 

Idealizado por Hermann Müller, o prédio foi construído em 1909 e faz parte do patrimônio histórico de Americana, mas está abandonado (Foto: Arquivo/Divulgação)

A Prefeitura de Americana anunciou nesta quinta-feira (13) o início da primeira fase do projeto de restauração da Casa de Cultura Hermann Muller, prédio de 1909 tombado pelo patrimônio histórico, mas que há anos está fechado e sem manutenção, sofrendo com infiltrações, buracos, piso e teto danificados na Vila Carioba.

Nesta quinta, o prefeito Chico Sardelli (PV) recebeu a secretária de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga Faria, e representantes da empresa OES Engenharia, que será responsável pelo projeto de restauração do imóvel.

Segundo a prefeitura, a elaboração do projeto está sendo financiada por meio do Proac Expresso, programa estadual de incentivo à Cultura, custará R$ 250 mil, e tem duração prevista de dez meses.
De acordo com a administração, a conclusão do trabalho permitirá, na sequência, a realização da captação de recursos para a execução do restauro de toda a estrutura.

“Essa é a primeira fase para, posteriormente, conseguirmos realizar o restauro completo da Casa Hermann. Estamos muito felizes, mas temos muito trabalho ainda pela frente”, disse a secretária Márcia Gonzaga Faria.
“Considero um passo fundamental para a nossa cultura e turismo. A Casa Hermann é um prédio histórico que merece ser restaurado e preservado. Esse foi um projeto iniciado na gestão passada, que damos continuidade agora e conseguimos dar seguimento”, disse Chico.

O encontro na manhã desta quinta também teve a presença do vice-prefeito, Odir Demarchi (PL), do sócio proprietário da OES Engenharia, o arquiteto Alberto Streb, e do engenheiro Vagner Antônio Veneciano, que irá coordenar o trabalho com a engenheira Renata Coronelli.

De acordo com Alberto Streb, será necessário realizar uma série de passos, sendo o primeiro um memorial historiográfico. “Vamos fazer um memorial amplo para que as pessoas vejam naquele memorial a história daquele lugar e do seu entorno”, disse.

Em seguida, será realizado o projeto métrico-cadastral, com a avaliação da situação atual da estrutura e, depois, um memorial de restauro.

O trabalho prevê que também seja feito o projeto de reforço de fundação, hidráulica, elétrica, acessibilidade, adequação de segurança e paisagismo. Ao fim será possível elaborar uma planilha de custos para a realização da obra. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também