Terça, 28 Junho 2022

Prefeitura oferece ferramenta para formalizar pequenos negócios

AmericanaECONOMIA

Prefeitura oferece ferramenta para formalizar pequenos negócios

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana disponibiliza no site do Paço Municipal um "Mapa do Empreendedor Informal" 

Os interessados em se cadastrar devem acessar o site (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Americana disponibilizou nesta segunda-feira (28), no site oficial da prefeitura, um link para que empreendedores informais possam registrar seus negócios. A iniciativa foi proposta pela Lei 6.565/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL).

Chamada de "Mapa do Empreendedor Informal", a ferramenta tem como objetivo ligar o empreendedor informal ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que com esses dados consegue entrar em contato com os pequenos negócios e deixar menos burocrática essa passagem da informalidade para a formalidade, como detalha o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Rafael de Barros.

"Nosso principal objetivo é fomentar negócios na cidade, mostrando através de informações quais os benefícios de se formalizar para obter acesso a crédito, organização e poder emitir nota fiscal", reforça o secretário.

Além do processo de formalização e seus benefícios, o objetivo também é comunicar sobre os cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae para um melhor desempenho dos negócios.

Segundo dados da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, hoje existem 1,2 negócios informais em relação aos negócios formais. "É provável que em Americana esse índice seja próximo disso também", calcula Barros.

Os interessados em se cadastrar devem acessar o site www.americana.sp.gov.br e clicar no banner do "Mapa do Empreendedor Individual" ou acessar o Portal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em www.desenvolvimento.americana.sp.gov.br e clicar no link "Empreendedor Informal".

Depois é preciso preencher dados como nome, endereço, contatos e tipo de atividade que exerce.

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/