Segundo informações do IBGE, desde o dia 1º de agosto, foram recenseados 64.521 habitantes em 23.634 domicílios.
O Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi tema de um encontro no auditório Villa Americana, no Paço Municipal anteontem. Isso porque as equipes estão encontrando dificuldades para entrevistar a população, um trabalho que será feito até o dia 31 de outubro, pelas equipes do Censo, essencial para que o município possa fazer o planejamento das ações.
Segundo informações do IBGE, desde o dia 1º de agosto, foram recenseados 64.521 habitantes em 23.634 domicílios. Ao todo, foram 30.927 domicílios visitados, sendo que 7.093 residências estavam fechadas, ou seja, 23%. Também foram visitados 11.248 locais que não foram aplicados questionários, pois pertenciam a instituições ou estabelecimentos comerciais. Para reforçar a conscientização dos moradores para a participação no Censo, a prefeitura irá ajudar o IBGE com a divulgação do trabalho desenvolvido no município.
“O Censo 2022 é um trabalho importante que está sendo desenvolvido, desde agosto, nas residências junto aos moradores e precisamos reforçar a conscientização da população para que atendam os recenseadores e respondam os questionários para cumprirmos a nossa obrigação e exercermos o nosso papel de cidadão e o direito de sermos ouvidos. O IBGE é uma instituição séria e competente e o levantamento dos dados será fundamental para traçarmos diretrizes e planejarmos ações em prol de todos os munícipes”, disse o prefeito Chico Sardelli.
A questão do sigilo das informações e a segurança do atendimento nas residências foi destacada pelo vice-prefeito Odir. “É natural que as pessoas fiquem apreensivas em receber os recenseadores nas residências, mas eles são identificados com crachás”, disse.
“As principais causas da falta de participação são os impactos da pandemia, com o isolamento das pessoas, e a insegurança. Mas os recenseadores têm identificação, as residências recebem avisos para o agendamento”, disse o coordenador de Área do Censo, Elioenai Tosini Neves.