segunda-feira, 30 junho 2025

Procura pela 2ª dose infantil é baixa e Americana segue com índice de vacinação menor que Estado

Secretaria de Saúde discute formas de estimular adesão das famílias para imunização de crianças de cinco a 11 anos 

Americana | No primeiro dia de segunda dose, na segunda, só houve sete aplicações (Foto: Prefeitura de Americana/ Divulgação)

Teve início nesta segunda-feira (21) em Americana a aplicação da segunda dose pediátrica da vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. No primeiro dia de vacinação, foram aplicadas apenas sete unidades da segunda dose em crianças e 20 da primeira.

Os números refletem um problema que se arrasta há semanas: a baixa procura na cidade pela vacinação de crianças.

Nesta manhã de terça-feira (22), por exemplo, uma reunião entre Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária discutiu formas de estimular os pais a levarem seus filhos aos postos. “É fundamental que os pais acompanhem o prazo estabelecido no cartão de vacina e façam o agendamento para a segunda dose em seus filhos”, destaca a enfermeira coordenadora da Vigilância, Carla Brito.

O prazo para a segunda dose é de 28 dias, ou seja, de quatro semanas a partir da primeira dose recebida. A vacina pediátrica contra a Covid-19 começou a ser disponibilizada no município no dia 24 de janeiro deste ano, no entanto apenas 33% das crianças nesta idade foram imunizadas na cidade. Neste momento, a média estadual de vacinação está em 64%.

Até a tarde de sábado (19), Americana contava com 6.703 crianças sem comorbidades imunizadas (32,16%) e 189 com comorbidades (0,9%).

“O início da vacinação foi ótimo em Americana, mas aí a procura nesta faixa etária foi diminuindo”, informa o secretário de Saúde, Danilo Carvalho. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também