Terça, 28 Setembro 2021

Radialista Jairo Camargo Neves é sepultado em Americana

AmericanaLuto no Rádio

Radialista Jairo Camargo Neves é sepultado em Americana

Ícone do rádio na região, falecido domingo aos 78 anos após parada cardíaca, foi velado na Câmara de Americana e enterrado no Cemitério da Saudade
 

Jairo Camargo Neves, na Câmara de Americana, ao receber título de "Cidadão Americanense" em 2019  (Foto: Câmara de Americana/Divulgação)

O corpo do radialista Jairo Camargo Neves foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (12), no Cemitério da Saudade, em Americana, após velório realizado entre 12h e 15h no Plenário da Câmara de Vereadores. Ícone do rádio em toda a região ao longo das últimas décadas, Jairo morreu no domingo (11), aos 78 anos, vítima de uma parada cardíaca. Ele deixa esposa e três filhos.

De acordo com familiares, ele sentiu dores no peito e chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, mas não resistiu e faleceu.

Em sua carreira de sucesso em mais de 60 anos de rádio, iniciados em Americana, Jairo Camargo Neves teve passagem por diversas emissoras da região e nos últimos 18 anos comandou o programa "Estação Espacial", na Rádio Brasil AM, de Santa Bárbara d' Oeste.

A emissora emitiu ainda no domingo, em sua página no Facebook, um comunicado lamentando a morte do radialista. "A Direção da Rádio Brasil e todos os nossos profissionais se solidarizam e transmitem seus mais sinceros sentimentos aos familiares neste momento de perda e dor. Jairo Camargo Neves marcou a comunicação da região à frente do programa Estação Espacial, das 11h às 13h. Agradecemos a duradoura e brilhante trajetória do grande comunicador e declaramos luto pela perda", informou a emissora na nota.

A Câmara de Americana, onde o corpo foi velado nesta segunda, também emitiu nota oficial expressando "profundo pesar pelo falecimento" do radialista, que em 2019 foi homenageado no Legislativo com o título de "Cidadão Americanense", pela brilhante carreira de serviços prestados à comunidade.

"Os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Americana solidarizam-se e expressam suas condolências aos familiares e amigos. Que a dor da perda se encontre com o orgulho da lembrança de um pai dedicado, um marido exemplar e um cidadão irrepreensível", trouxe a nota da Câmara.

TRAJETÓRIA

Jairo Camargo Neves nasceu em Limeira, em 28 de agosto de 1943, filho de Joaquim e Amélia Camargo Neves. Teve cinco irmãos e mudou-se para Americana com a família logo aos três meses de idade.

Estudou nas escolas Dr. Heitor Penteado e Dom Pedro II e, posteriormente, recebeu o título de formação acadêmica através do diploma emérito, que foi concedido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Radiofusão, Jornalismo e Televisão do Estado de São Paulo.

Teve seu primeiro contato com o rádio na loja de conserto de eletroeletrônicos "Rádio Oficina Confiança", na Rua Carioba, que era de seu pai.

Com 15 anos trabalhou no serviço de alto-falante "Cruzeiro do Sul", que ficava em um edifício em frente à Praça Basílio Rangel.

Jairo trabalhou na primeira rádio do interior, a "Rádio Brasil Campinas", e passou também por Diário de Americana, Folha de Americana, Rádio Clube de Americana, FM Cultura de Americana, FM Notícia e TV TodoDia.

Ele foi um dos fundadores da Rádio Azul Celeste, onde permaneceu até 2002, quando então passou a apresentar o programa "Estação Espacial", na Rádio Brasil AM, de Santa Bárbara. Em sua atuação no rádio, notabilizou-se na abertura de espaço para demandas populares.

Jairo também foi jogador, técnico, conselheiro e diretor do Rio Branco Esporte Clube e atuou como Diretor da Comissão Municipal de Esporte de Americana, como Diretor de Esportes do antigo DECET e como Secretário de Cultura de Americana.

Era casado com Tânia Mara Rocha Hage Chain de Camargo Neves e deixa os filhos Tatiana, Jairo Josef e José Ricardo. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 29 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/