quinta-feira, 25 abril 2024

Retomar a atividade econômica é a prioridade de Americana

Por seu ineditismo, comitê criado para planejar o cenário após restrições acabou sendo premiado no concurso ‘Boas Práticas’ do governo de São Paulo 

Planejamento da recuperação da economia envolve os setores público e privado

A iniciativa de montar um comitê para planejar a Retomada Econômica de Americana, lançada pela prefeitura em abril deste ano, logo foi seguida pelos prefeitos que integram o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas). A criação de um comitê regional foi anunciada em 15 de junho.

Por seu ineditismo e envolvimento de múltiplos atores, o projeto de Americana acabou sendo premiado no dia 13 deste mês como o melhor programa de geração de emprego e renda do Estado de São Paulo, no concurso “Boas Práticas”, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado, no tema “Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda”. O prêmio, no valor de R$ 350 mil, será destinará para investimentos no Desenvolvimento Econômico da cidade.

Criado por meio do decreto municipal nº 12.684, de 29 de abril de 2021, o Comitê de Retomada Econômica de Americana tem como objetivo principal o de coordenar as ações de geração de emprego e renda no período pós-pandemia da Covid-19.

O Comitê de Retomada Econômica de Americana é composto por representantes do Poder Público e de entidades e órgãos de classe ligados aos setores produtivos da cidade. Por parte da sociedade civil, são 13 as entidades e órgãos de classe presentes no grupo de trabalho: Sebrae, Sinditec, Sincomércio, Aescon, Ciesp, Acia, Senai, Fidam, OAB, Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana, Fatec, Unisal e FAM.

Os integrantes do comitê ficaram responsável por organizar as iniciativas, que foram compiladas e apresentadas em um documento contendo 25 itens para promover a retomada econômica, como a elaboração de uma agenda de eventos e feiras, realização de um mutirão para formalização de empresas, disponibilidade de linhas de crédito, cursos de capacitação, incentivo ao turismo de negócios, criação de uma plataforma on-line para negócios regionais, entre outras propostas.

O Comitê de Retomada vem se reunindo em câmaras temáticas, visando implementar cada uma das 25 demandas iniciais, que podem ser alteradas conforme o desenvolvimento do trabalho. “A ideia é aproximar o setor público do privado e juntos, em cada câmara temática, trabalhar na implantação desses itens”, garantiu Rafael de Barros, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da prefeitura.

Já o Comitê Regional de Retomada Econômica, anunciado em junho pela RMC, se espelha no grupo de trabalho desenvolvido em Americana, numa parceria entre a Unidade de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também