
A ONG Alec (Associação Livres em Cristo) inaugurou oficialmente neste sábado (6), em Americana, o novo espaço revitalizado por voluntários como parte do programa Dia de Semear. O imóvel foi transformado no SPA Alec, um ambiente seguro e acolhedor onde crianças em situação de risco recebem banho, cuidados de higiene, troca de roupas e participam de atividades que estimulam a autoestima.
A entrega contou com a presença das crianças atendidas pela ONG e dos voluntários inscritos no programa. Com a revitalização, a Alec poderá ampliar sua atuação em mais de 14 frentes, incluindo educação, saúde, esporte, alimentação e geração de renda.
Sobre a Alec
A Alec oferece mais de 20 atividades diárias, como balé, capoeira, informática, reforço escolar, teatro e violão. O trabalho é realizado por mais de 70 voluntários.
“O projeto começou com a proposta de tirar as crianças da ociosidade das ruas e trazê-las para a organização, onde possam se desenvolver. Atualmente, temos quase 400 inscritos entre crianças, adolescentes e jovens, que participam das atividades. Também oferecemos refeições, já que muitas dessas crianças só se alimentam na escola. Elas chegam, jantam, participam das oficinas e retornam no dia seguinte”, comenta Fernanda Câmara Rodrigo, fundadora.

As oficinas acontecem de terça e quinta, à partir das 19:00 e sábado, às 9:00. “As aulas de teatro acontecem às terças-feiras e nelas trabalhamos a desenvoltura, a fala, a interpretação e a memorização. Mas existem várias outras atividades ocorrendo simultaneamente, todas voltadas a ensinar um ofício, ocupar o tempo dos jovens e oferecer muita atenção”, comenta o professor Paulo Bisto, voluntário há mais de dez anos.
Dia de Semear
O Dia de Semear é uma iniciativa do Programa de Voluntariado da CPFL Energia, que mobiliza colaboradores em ações sociais durante um mês especial de atividades. Para participar, os funcionários escolhem uma organização parceira previamente aprovada e propõem iniciativas que gerem impacto real, como revitalizações, oficinas, capacitações ou ações que promovam autonomia e inclusão.
“Na coordenação, cuidamos da captação e triagem das ONGs, atendendo suas demandas. Nossos voluntários se organizam para dar suporte nessas necessidades. Caso a ONG ainda não esteja cadastrada, ela pode entrar em contato pelas redes sociais, pelo site ou e-mail, pedindo direcionamento para o programa Semear, e então realizamos o cadastramento”, comenta Iara Okabayashi, coordenadora do programa Semear.

Experiência das famílias
Natielly Cristina, mãe de Nicole Cristina, conta que a filha frequenta as atividades junto com os irmãos há mais de seis anos e não perde um dia. Nicole também relata sua experiência nas oficinas: “Já participei do Construindo o Futuro, de atividades ambientais, culinária e do SPA. Aprendi muitas coisas, como cuidar das plantas, preservar o meio ambiente e não jogar lixo no chão”.
Fernanda, fundadora da Alec, reforça que o projeto é aberto para toda a comunidade e as atividades são gratuitas. Para se inscrever, o responsável deve apresentar documentos pessoais. A inscrição é válida durante todo o ano. As crianças não têm limite de participação nas atividades; podem fazer quantas oficinas conseguirem e frequentar o espaço todos os dias de funcionamento, participando de todas as ações, inclusive as de fim de ano”, reforça.