Considerada um dos maiores eventos do setor no país, a Tecnotêxtil Brasil 2025 teve início nesta terça-feira (22) na Fidam (Feira Industrial de Americana). A feira vai até a próxima sexta-feira (25), sempre das 14h às 21h.
A iniciativa é uma oportunidade para profissionais da área, empresários e estudantes conhecerem as mais recentes inovações, tecnologias e tendências do mercado têxtil, além de possibilitar a criação de uma rede de negócios.
“Estamos vendo uma movimentação intensa para o começo da feira. São mais de 300 marcas expondo aqui na Fidam. Nossa expectativa é muito grande em relação a vendas, networking, troca de experiências e, principalmente, atualizações em um setor tão importante para nossa região”, comentou o presidente da Fidam, Leandro Zanini.
A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental estão entre os principais focos da edição deste ano da Tecnotêxtil. “Várias empresas estão trazendo soluções em química verde, energia sustentável, fotovoltaica e energia de controle para tinturarias”, pontuou Zanini.
Expositores do Brasil e do mundo estão representando suas marcas em todos os nichos da indústria têxtil. “É um evento de repercussão nacional e internacional. É a maior feira do Sudeste; não existe feira maior do que a Tecnotêxtil”, comemora o presidente da Fidam.
“Americana foi um polo têxtil muito importante no passado, perdemos um pouco e estamos resgatando”, explicou o prefeito em exercício de Americana, Odir Demarchi (PSD).
De acordo com o prefeito, “a rede hoteleira da cidade está com lotação máxima; isso quem trouxe foi a Tecnotêxtil.”
“Temos que comemorar o grande número de empresas de Americana expondo na feira, mas também temos que valorizar as empresas de fora que vêm para cá, gerando emprego e renda para o município”, pontuou Odir.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, destaca que a Tecnotêxtil é o maior evento de negócios de Americana. “É uma cadeia produtiva local do setor têxtil. Isso vem marcar o território desse setor que continua muito forte”, acrescentou o secretário.
“Hoje, Americana produz mais produtos têxteis do que no chamado ‘auge da indústria’. Isso tem muito a ver com tecnologia, e esta é uma feira de tecnologia”, afirmou Rafael de Barros.
O empresário Luiz Fernando da Silva foi um dos primeiros visitantes a marcar presença nesta edição da feira. Luiz veio da Grande São Paulo e ficou impressionado com o que viu em relação à inovação, além da estrutura e logística do evento. “Eu vim para ver uma máquina específica de um fabricante do Sul do país. Esta feira aproxima nós, que somos do setor, e traz muitas inovações, seja em automatização ou novos processos para otimizar recursos”, explicou o empresário.
Luiggi Guerchel veio de São José dos Campos para ficar por dentro das inovações tecnológicas que o setor oferece. “Vi uns equipamentos que me impressionaram”, pontuou o funcionário da indústria têxtil.
Serviço
Tecnotêxtil 2025
Onde: Fidam – Av. Nossa Sra. de Fátima, 200, Vila Israel.
Quando: de 22 a 25 de abril, das 14h às 21h
Entrada gratuita