A importância do rastreamento e da detecção precoce do câncer de mama esteve no centro de uma conversa promovida pela Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana com pacientes, acompanhantes e colaboradores do centro oncológico. O encontro, realizado na sexta-feira (4), integra a programação da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama.
O bate-papo foi conduzido pelo oncologista e responsável técnico da Unacon, Adolfo Scherr. “O objetivo dessa conversa foi conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo de útero, que são os dois tumores mais frequentes na mulher. Esse tipo de ação permite que o conhecimento e as formas de prevenção dessas doenças sejam levados adiante para familiares e amigos”, explica o médico.
A SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia) recomenda a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos. “Quando o câncer de mama é diagnosticado logo no início, a chance de cura é mais de 90%. Por isso a relevância da campanha e do exame de mamografia”, enfatiza Scherr.
“A conscientização sobre as formas de prevenção do câncer de mama e de útero é um fator primordial na luta contra a doença. Ações como essa ajudam a estimular as mulheres na busca pelos exames de rastreamento, promovendo, assim, melhor qualidade de vida a todas”, acrescenta o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.
Durante o Outubro Rosa, a Unacon vai realizar uma série de ações voltadas aos usuários e funcionários da unidade oncológica, como entrega de panfletos informativos, rodas de conversa, oficina de maquiagem + ensaio fotográfico, sessões de ioga e de ginástica e apresentação musical, entre outras atividades.
A unidade é administrada pela SCMC (Santa Casa de Misericórdia de Chavantes), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.