sábado, 20 abril 2024

Vereadores aprovam projeto que permite internet 5G em Americana

Proposta estabelece procedimentos para instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela ANATEL

No Brasil, apenas algumas capitais já têm o sinal 5G funcionando (Foto: Divulgação)

Os vereadores de Americana aprovaram nesta quinta-feira (18) projeto de lei que autoriza a instalação de infraestrutura para dar suporte à transmissão da internet 5G, em Americana. O projeto será votado em redação final na próxima quinta-feira (25).

No Brasil, apenas algumas capitais já têm o sinal 5G funcionando: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) são algumas delas. A aprovação abre caminho para a chegada da tecnologia que promete auxiliar no desenvolvimento econômico do município.

Na prática, o projeto 11/2022 regulamenta a legislação municipal e permite que as prestadoras de serviços possam instalar novas antenas, torres de infraestrutura vertical, postes de concreto, de energia ou iluminação. O projeto, de autoria da vereadora Nathália Camargo (Avante), recebeu dezoito votos favoráveis em primeira discussão, com emenda.

O texto do projeto estabelece os procedimentos para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), atendendo à legislação federal em vigor.

De acordo com a autora, com a aprovação da lei, a cidade ficará preparada para investimentos que permitirão a chegada do 5G, uma tecnologia com maior velocidade e conexão mais estável e segura.

“O projeto deixa a legislação mais flexível para que não haja dificuldades e burocracia ao desenvolvimento do 5G. Com a vinda dessa tecnologia, Americana vai atrair novas empresas e equipamentos tecnológicos de ponta, que possam gerar renda e emprego”, destacou Nathália.

Na última semana, o vereador Gualter Amado (Republicanos) apontou para a reclamação de moradores quanto ao número excessivo de antenas próximas às residências da cidade, em meados de 2017.

Na mesma época, o Legislativo aprovou uma lei para o controle de instalação de antenas em Americana.

Os parlamentares que defenderam a aprovação do projeto dizem que as antenas não são as convencionais utilizadas atualmente e podem ser conectadas a postes, inclusive em praças na região central do município. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também