segunda-feira, 25 novembro 2024

Andia começa a se preparar para 2022

A 29 dias do fim do seu segundo mandato como prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia (PV) caminha para encerrar um ciclo em sua trajetória política já pronto para iniciar um novo. Já começam as articulações políticas dentro do partido e com as lideranças regionais para ele disputar as eleições gerais daqui dois anos, em 2022. Ainda não sabe se concorrerá a uma vaga de deputado estadual ou federal. Mas admite abertamente uma dessas possibilidades.

Andia conseguiu dois feitos políticos na cidade. Se reelegeu prefeito, o que nunca havia acontecido antes na história da cidade, e ainda foi um dos responsáveis pela vitória do sucessor Rafael Piovezan (PV), seu atual vice. Ele fez um balanço de sua gestão, em visita ao TODODIA na tarde de ontem.

Segundo Andia, o cenário para uma candidatura sua é favorável na região. Ele ressaltou que a região carece de maior representatividade com olhar para assuntos dos municípios vizinhos. “É algo muito possível”, admite.

Se quiser, Andia pode até mesmo assumir uma secretaria no próximo governo, como Piovezan comentou também em entrevista ao TODODIA ontem. Piovezan disse que Andia tem condições de assumir qualquer pasta na sua gestão, em razão de sua capacidade e conhecimento da máquina pública, mas afirma que ainda não conversou com o padrinho político sobre o assunto.

“O meu desejo é que o Rafael faça um bom governo. Eu vou estar sempre à disposição para colaborar. Vou procurar estar sempre muito perto, mas alguém que vai ficar numa posição de auxílio quando for necessário, se for necessário”, afirmou Andia.

Mas o que o prefeito quer, agora, na reta final do mandato, é garantir uma transição tranquila ao sucessor. Findo o mandato, vai recarregar as energias. “Foram oito anos de total dedicação. Ser prefeito é algo que exige 24 horas de trabalho, sete dias por semana”, mencionou. Depois do descanso, vai buscar outros horizontes. As perspectivas são para 2022.

Andia mantém o foco nas ações para encerrar seu mandato. Disse que está municiando o seu vice de todas as informações para iniciar o governo de forma tranquila. As obras pendentes já foram entregues, como o novo Pronto-Socorro Afonso Ramos, o novo Centro de Saúde Pediátrico, na Zona Sul, e o Parque Taene, entre outros.

Ao olhar para trás, Andia disse que o seu principal legado como prefeito foi resgatar a autoestima do barbarense. A cidade vinha de uma cassação de prefeito. Hoje, diz, a cidade é admirada na região. Isso é em decorrência dos investimentos. “Tivemos grandes e bons avanços em todas as áreas”.

Enumerou, por exemplo, a reestruturação da saúde; zerou a fila por vagas em creches (hoje tem mais vagas do que procura); o investimento em tecnologia na Guarda Municipal que contribuiu para a queda dos índices de violência; e também o título de uma das dez cidades mais seguras no Estado.

Uma demanda histórica era a integração entre a Zona Leste e o Centro. Esse clamor popular ficou no passado, com a duplicação da Avenida São Paulo.

A região entre esta avenida e a Avenida Santa Bárbara é um dos dois novos vetores de crescimento da cidade. A região começa a ganhar novos loteamentos. Na sequência vem a abertura de novas empresas e geração de empregos. O outro vetor é a região da Rodovia dos Bandeirantes, citou Andia. A opção foi pela realização de obras para alavancar a construção civil.

Outra linha mestra da gestão Andia foi investimentos em parques, como Jacarandás e Taene, e até mesmo criação de espaços menores. Andia disse que a intenção foi revitalizar essas áreas degradadas, para que as pessoas usufruíssem. Até mesmo com reflexos na prevenção de doenças.

“Os empresários passaram a olhar a cidade como próspera, boa para se viver. Essa é a qualidade de vida que buscamos imensamente”, resumiu Andia. “Santa Bárbara respira qualidade de vida. As pessoas não só trabalham, mas desfrutam da cidade”, afirmou.

Situação financeira melhorou

O prefeito Denis Andia disse que entrega para o sucessor Rafael Piovezan uma cidade melhor do que herdou, em 2013. Assumiu com um deficit de cerca de R$ 50 milhões e deixará com um ativo financeiro de R$ 20 milhões.

Vai quitar o 13º salário e deixar dinheiro em caixa para o próximo governante pagar a folha de janeiro. Piovezan também assumirá com a CND (Certidão Negativa de Débitos) em dia, documento essencial para garantir recebimentos de recursos estaduais e federais.

“Eu encerro esse período de oito anos com um sentimento muito profundo de gratidão. Primeiro, gratidão a Deus que proveu tudo o que a gente necessitou para administrar a cidade. E agradecimento às pessoas, aos barbarenses que sempre confi aram, torceram, oraram para que tudo desse certo. Agradecer a minha equipe de trabalho. Uma equipe pequena, mas uma equipe valorosa de pessoas comprometidas com o dia a dia da cidade e a melhora constante da prestação de serviços e dos objetos que nos moveram ao longo desse tempo”, enfatizou Andia.

Covid-19: busca por ponto de equilíbrio

O atual prefeito barbarense afirmou que a Covid-19 exigiu dos atuais gestores um ponto de equilíbrio entre cuidar da saúde e da economia. O comentário foi feito em live transmitida pelas redes sociais do TODODIA.

“Foi um desafio grande na parte da saúde, mas também um desafio grande na parte da economia. Ter que conviver com algo que perdurou por um tempo maior que qualquer pessoa poderia imaginar. E tendo que trazer para dentro de cada um dos municípios o equilíbrio necessário entre proteger as pessoas, cuidar das pessoas, no aspecto de saúde e sanitário, mas também o aspecto econômico, as atividades econômicas”, afirmou.

Segundo o prefeito, foi um exercício constante para equilibrar a balança.

Ainda mencionou que todos devem se cuidar e seguir os protocolos de saúde recomendados. E que as pessoas precisam ainda aprender a conviver coletivamente, adotando as medidas de prevenção, para atingir o bem comum.

“2020 não estava no radar de ninguém nem na possibilidade mais pessimista passar o que nós passamos. Foram meses difíceis”, afirmou.

O prefeito acompanhou de perto a situação dos outros municípios da região também, pois preside o Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também