A terça-feira foi de festa, com a certificação de 200 parceiros que dão suporte aos serviços prestados pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Americana. O projeto “Empresa Solidária”, que existe desde 2006, ajuda a fazer da entidade uma referência nacional na qualidade do atendimento a pacientes com algum tipo de deficiência. O TODODIA esteve entre os agraciados, no evento que movimentou o Clube do Bosque no início da noite de ontem.
Hoje, a Apae Americana atende a mil pessoas, do nascimento à idade adulta, nas áreas de assistência, saúde, educação e inclusão no mercado de trabalho. E a entidade é beneficente, sem fins lucrativos, mas para funcionar custa cerca de R$ 450 mil mensais.
“O dinheiro mantém toda a estrutura física e paga salários de 108 funcionários, entre especialistas de pessoal de apoio”, afirma Quelis Zaccardi, coordenadora de comunicação da entidade.
Para dar conta dos custos, a ajuda dos parceiros é fundamental. E as empresas ajudam como podem. O amparo vai desde contribuições mensais em dinheiro, até a custeio de projetos, serviços e obras. Cada centavo que entra é muito bem-vindo.
E vale a pena investir. A assistência especializada garante qualidade de vida maior ao deficiente, e serve como alento a muitas famílias que nunca poderiam pagar pelos serviços. Para se ter uma ideia, a cada mês todo o grupo de pacientes recebe 11 mil atendimentos. Muito trabalho. E trabalho de primeira qualidade.
Além das parcerias com as empresas, a Apae Americana arrecada recursos com eventos, telemarketing e doações espontâneas de contribuintes.
HISTÓRIA
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana sucedeu o CREIA (Centro de Recuperação Infantil de Americana), que existia desde1968 no terreno do atual Senac (Jardim São Pedro). Atualmente, a Apae Americana ocupa um imóvel de 10 mil metros quadrados, ao lado do Parque Ecológico, no Parque Residencial Nardini, e tem dependências adequadas de acessibilidade. A alta qualidade dos serviços tornou a unidade de Americana a primeira Apae brasileira a receber a ISO 9000, atualmente certificada na norma ISSO 9001/2015 no escopo da educação especial e na reabilitação e inclusão da pessoa com deficiência.
COLABORE
Interessados em conhecer a Apae Americana e colaborar com a prestação dos serviços podem ligar para (19) 2108 9393 ou escrever para o e-mail apae@apaeamericana. com.br. O WhatsApp é o (19) 99285-1647.