terça-feira, 14 outubro 2025
QUEDA DE ENERGIA

Apagão que atingiu a RMC durante a madrugada pode ter sido causado por incêndio no Paraná

Segundo o ONS, o tempo total de recomposição foi inferior ao registrado em ocorrências similares no SIN
Por
Nicoly Maia
Segundo a CPFL, o fornecimento já foi restabelecido. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Região Metropolitana de Campinas teve uma interrupção temporária no fornecimento de energia na madrugada desta terça-feira (13). A região é atendida pelo Grupo CPFL Energia, que estima que aproximadamente 740 mil imóveis de suas três distribuidoras em São Paulo tenham tido o problema.

O apagão teria ocorrido devido a uma instabilidade no Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a companhia, o fornecimento já foi restabelecido.

Durante a madrugada
De acordo com o ONS, às 00h32min ocorreu uma perturbação de grande porte no SIN, com desligamento controlado de cerca de 10.000 MW de cargas, por meio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

A instabilidade teve início com um incêndio em reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a subestação de 500 kV. Isso desinterligou as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste, ocasionando uma contingência severa no sistema.

Retorno
O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreram de forma controlada: até 1h30min, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas, enquanto as cargas da região Sul foram totalmente recompostas por volta de 2h30min. Segundo o ONS, o tempo total de recomposição foi inferior ao registrado em ocorrências similares no SIN.

Reunião irá apurar o ocorrido
Está programada para esta terça-feira uma reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas do apagão. O ONS também iniciará a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também