segunda-feira, 30 junho 2025
Fim das férias

Após 50 dias de recesso, sessões das Câmaras serão retomadas em Piracicaba, Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa

A base de apoio ao Poder Executivo é maioria esmagadora
Por
Vladimir Catarino
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Piracicaba

No Brasil costuma-se dizer que o ano começa apenas após o Carnaval. Aqui na região, pelo menos com relação aos trabalhos do Poder Legislativo, é quase isso. As sessões das câmaras municipais de Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Piracicaba serão retomadas apenas na primeira semana de fevereiro, 50 dias após a derradeira sessão de 2024. Em todas a base de apoio ao Poder Executivo é maioria esmagadora.

Em Sumaré, a primeira sessão ordinária de 2025 está marcada para quarta-feira, 4 de fevereiro, à partir de 10 horas. A nova Mesa Diretora tem como membros os vereadores Hélio Silva (Cidadania), reeleito presidente, Lucas Agostinho (União Brasil) primeiro vice-presidente, Welington da Farmácia (MDB) segundo vice-presidente. Já o 1º e 2º secretários serão os vereadores Ney do Gás (PV) e Prof. Edinho (Republicanos).

Depois de oito anos de administração do ex-prefeito Luiz Dalben, agora cabe à Henrique do Paraíso (Republicanos), ex-vice prefeito e eleito pela primeira vez na história em dois turnos eleitorais, comandar a cidade em situação financeira crítica, buscando trazer ainda mais apoio da Câmara Municipal.

A sessão que abre os trabalhos na Câmara Municipal de Nova Odessa está marcada para um dia antes, segunda-feira (3), começando às 14 horas. O presidente do Poder Legislativo é o vereador Oséias Jorge (PSD). A Mesa Diretora ainda tem os vereadores Priscila Peterlevitz (União) que será a primeira Vice-Presidente, Elvis Ricardo Mauricio Garcia, o Elvis Pelé (PL) que será o segundo Vice-Presidente, Márcia Rebeschini (União), que foi eleita Primeira-Secretária, e Paulo Bichof (Podemos) que será o Segundo-Secretário.

Oséias é do mesmo partido e um dos principais aliados do prefeito reeleito Cláudio José Schroeder, o Leitinho (PSD). A tendência é não haver dificuldades na aprovação de projetos mais sensíveis, principalmente aqueles relacionados à corte de gastos, reestruturações administrativas, segurança pública, saúde e geração de empregos.

Em Hortolândia as sessões acontecem todas as segundas-feiras, sempre à partir das 17h30. O presidente eleito para o biênio 2025-2026 é o vereador Daniel Laranjeira (PSD). Completam a Mesa Diretora os vereadores Edmilson Marcelo Afonso (Republicanos), vice presidente; Ananias José Barbosa (Republicanos), 1º secretário; Valdecir Alves Pereira (PSD), 2º secretário; e Régis da Serralheria (PSB), 3º secretário. A primeira reunião será na segunda-feira (3).

Contando com ampla maioria de apoio popular, o prefeito Zezé Gomes (Republicanos), eleito com 55% dos votos, também não deverá ter problemas para ter aprovação de suas demandas no Legislativo, afinal, incluindo o presidente, teve 10 vereadores eleitos por sua coligação, dos 15 que compõem a Câmara Municipal.

Finalmente, em Piracicaba a primeira sessão ordinária acontece na segunda-feira, dia 3. As reuniões ocorrem duas vezes por semana, segunda e quinta, sempre às 19h00. Quem vai comandar os trabalhos será o vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, que vai ser auxiliado pelo vice-presidente Rafael Boer (PRTB); 1º-secretário Thiago Ribeiro (PRD); 2ª-secretária Alessandra Bellucci (Avante); suplente de vice-presidente Gustavo Pompeo (Avante) e suplente de 2ª-secretaria Fabinho Silva (Republicanos).

Mostrando sintonia com o prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD), os vereadores já aprovaram, em sessões extraordinárias, projetos de reestruturação administrativa, com readequação de cargos na prefeitura e no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também