terça-feira, 21 janeiro 2025
MORADORES EM DIFICULDADES

Após alagamentos, Nova Odessa busca alternativas para diminuir enchentes

Diversas pessoas perderam bens materiais com os temporais da semana passada
Por
João Victor Viana
Trechos da cidade ficaram totalmente alagados. Foto: Paulo Vitor/TV TODODIA

A TV TODODIA trouxe, na semana passada, a situação crítica em que a chuva intensa em Nova Odessa deixou casas e ruas alagadas em diferentes regiões do município. Inclusive, alguns moradores perderam móveis e eletrodomésticos por conta da água que chegou a ficar acima do joelho em algumas residências.

Foram, pelo menos, oito bairros afetados foram afetados pelo volume de água: Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, Jardim Conceição, Jardim São Jorge, Vila Azenha, Jardim Fadel, Jardim Flórida, Parque Fabrício e Centro.

O secretário de Obras de Nova Odessa, Vilson Amaral, afirmou, em entrevista à TV TODODIA, que a solução para diversos desses problemas é a intervenção com obras de infraestrutura. “Temos que aumentar a capacidade escoamento das águas. Essas pontes foram feitas no passado e não projetadas para o futuro”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a instalação de aduelas ou até mesmo a elevação das pontes para passagem livre das águas seriam as principais alternativas.

A prefeitura de Nova Odessa afirma que, para viabilização dessas obras, é necessário o apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo. Já foram realizadas vistorias por parte da Defesa Civil estadual, porém, ainda sem prazo para o início das intervenções. A Defesa Civil informou à equipe de reportagem que o pedido da obra ainda está sendo analisado pelo departamento técnico.

As possibilidades de ampliação das tubulações ede melhorias nas pontes são soluções voltadas para os córregos, como o Palmital, no Lopes Iglesias, e o Capuava, que passa pela Avenida Ampélio Gazzeta. No entanto, para o Ribeirão Quilombo, a medida necessária é o desassoreamento, que não é realizado há pelo menos oito anos. Para que essa intervenção aconteça, a Administração Pública afirma que já busca a aprovação da SP Águas, agência reguladora de recursos hídricos do Estado de São Paulo.

Como a divisa entre as cidades é próxima, Nova Odessa e Sumaré repartem algumas responsabilidades de limpeza e cuidados urbanos. Por isso, na última quinta-feira (16), os prefeitos de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), e de Nova Odessa, Leitinho (PSD), se reuniram para conversar sobre as ações integradas entre os municípios.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também