Diante de uma série de crimes que vêm causando comoção na cidade nos últimos dias – como a brutal tentativa de estupro sofrida pela jovem Ingrid Dalarmi, de 23 anos, no último domingo (30) à noite sob o viaduto da Avenida Anhanguera –, a Prefeitura de Hortolândia decidiu reforçar o cronograma das “Operações Bloqueio” promovidas pela Guarda Municipal (GM). Segundo a gestão, as blitzes foram intensificadas especialmente nas entradas e saídas da cidade.
Fiscalização e apoio durante as operações
“São priorizadas as vias estratégicas, de grande circulação de veículos. As ações de fiscalização já passaram por bairros como o Boa Esperança, Nova Europa, Estrada do Campo Grande, Parque Vasconcelos, Flórida, Orestes Ôngaro e Parque do Horto”, acrescentou a Prefeitura.
Durante os bloqueios, as equipes da Rondas Ostensivas Municipais (Romu) e do Canil da GM dão apoio aos agentes de segurança municipais. Tanto motocicletas quanto outros veículos automotivos passam pela fiscalização. Os GMs verificam a documentação do condutor e também do veículo, e, quando necessário, orientam e autuam os abordados em casos de infração.

Reforço na iluminação e monitoramento
Além do reforço no patrulhamento ostensivo preventivo, o prefeito Zezé Gomes (Republicano) prometeu nesta semana melhorias na iluminação pública e ampliação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança na região central da cidade, especialmente na área onde Ingrid foi atacada. “Aquela região vai ganhar uma repaginada. Vamos reforçar a iluminação. Já temos luzes de LED na cidade inteira, mas eu já pedi para reforçar a iluminação e ver também as câmeras de alto alcance, que pegue toda aquela região ali, para gerar mais segurança para o nosso povo, principalmente o povo que trabalha e tem que passar por ali todos os dias de manhã, à tarde e à noite”, afirmou o prefeito hortolandense.
Até esta sexta-feira (5), o agressor de Ingrid ainda não havia sido identificado ou preso, mas a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Hortolândia segue investigando o caso. Também nesta sexta, mais um corpo masculino foi localizado em uma área verde do Jardim Terras de Santo Antonio, em Hortolândia. Até o fechamento desta reportagem, a Polícia Civil ainda não tinha identificado a vítima.

Novos profissionais e recursos para a segurança
A Prefeitura de Hortolândia lembrou que mais de 50 novos profissionais ingressaram via concurso público na Guarda Municipal desde 2024 – 31 deles em outubro deste ano.
Os novos profissionais estão atuando em todas as frentes, incluindo na Patrulha “Maria da Penha”, que combate a violência doméstica e de gênero, no Canil da GM, no patrulhamento diário e na Romu. Desde 2023, vêm sendo instalados em diversos bairros os “totens inteligentes”, com câmeras 360 graus e “botão de pânico”, que ao ser acionado informa imediatamente a localização da ocorrência para a Central de Operações da Guarda Municipal.
Em agosto deste ano, o prefeito se reuniu com o comando do 48º Batalhão de Polícia Militar do Interior para debater a segurança pública em Hortolândia. Na ocasião, foram discutidas estratégias conjuntas entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar, como operações integradas em áreas de maior vulnerabilidade, intensificação do patrulhamento em horários de pico e uso inteligente das câmeras de monitoramento já instaladas no município.
Por fim, Zezé Gomes anunciou para breve a aquisição de motos para patrulhamento e de novas viaturas para o enfrentamento à criminalidade em Hortolândia.





