O vereador Claudinei Prazeres de Barros, conhecido como Nei Prazeres (PP), foi empossado na noite desta segunda-feira (3) na Câmara de Hortolândia, durante a sessão ordinária semanal. Ele assume a vaga que era ocupada por Leonardo Martins Moreira, o Léo do LM (PSB), após reprocessamento do resultado das eleições de 2024 determinado pela Justiça Eleitoral.
O plenário ficou lotado de familiares, amigos e apoiadores, que acompanharam a cerimônia marcada pela emoção e pelo sentimento de gratidão do novo parlamentar. A posse seguiu os trâmites regimentais, incluindo o juramento previsto para todos os vereadores que assumem mandato no Legislativo Municipal.
Servidor concursado da Prefeitura de Hortolândia, Prazeres recebeu 1.869 votos nas eleições municipais de 2024 e ficou como primeiro suplente do PP. A mudança não altera a composição da base de apoio ao prefeito Zezé Gomes (Republicanos), já que tanto o PP quanto o PSB integram o grupo aliado ao governo.

Discurso de posse com emoção
Em seu discurso de posse, Nei Prazeres destacou a importância do momento em sua trajetória e agradeceu a todos que o apoiaram ao longo da caminhada pública. Ele reafirmou o compromisso de representar com responsabilidade a população hortolandense.
“Nós, políticos em geral, lutamos a vida inteira para chegar neste local. Quando chegamos, parece que não teremos palavras suficientes para agradecer o apoio de todos. Gratidão a Deus e a todos que me ajudaram e espero que continuem me ajudando”, afirmou o vereador.
Ele também falou sobre o significado pessoal da conquista. “Hoje é um dia de alegria, e ela não passa, como passam as tristezas, pois é fruto do que construímos aos olhos de Deus. Agradeço a todos que nos ajudaram a buscar os mais de 1.869 votos que nos colocaram nessa cadeira”, disse.
Durante o discurso, Prazeres fez questão de homenagear os pais, migrantes nordestinos. “Quero reverenciar meus pais, que me inspiraram a fazer da política uma ferramenta para melhorar as condições de vida das pessoas onde moro”, concluiu.
Trajetória
Morador de Hortolândia há 40 anos, Nei Prazeres tem longa atuação na vida comunitária, religiosa e em movimentos sociais. Ele relembrou sua experiência como assessor do então vereador Zezé Gomes e pediu apoio dos demais 18 parlamentares para conduzir o mandato.
“Chego aqui hoje com bagagem cheia de aprendizado, em vários locais por onde passei nas comunidades, associações e entidades. Agradeço a acolhida dos vereadores, deixo meu cargo como servidor e quero entrar ao lado dos parlamentares para a história do Legislativo de Hortolândia. Sei que levarei mais do que estou trazendo. Reafirmo meu compromisso em me manter próximo da comunidade, para criar propostas e cobrar do Executivo soluções para os problemas que afetam as pessoas”, declarou.

Anulação de votos mudou a composição
A posse de Prazeres ocorreu após a Justiça Eleitoral anular os votos de Léo do LM e determinar o recálculo das vagas do Legislativo. A vacância do cargo foi oficializada pelo presidente da Câmara, Daniel Laranjeira, durante a sessão ordinária da última quinta-feira (30), quando a posse foi marcada para a reunião seguinte.
Na última semana, Léo do LM informou que seus advogados recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão e recuperar o mandato.





