quarta-feira, 1 outubro 2025
ARTE URBANA

Área Cura, em Sumaré, ganha 30 painéis em grafite através do festival ‘As Cores e a Cidade’

Grafites foram pintados no Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade” da PPG, viabilizado pela Lei Rouanet
Por
Vagner Salustiano
400 metros de muros voltados para a estrada receberam murais de arte urbana. Foto: Prefeitura de Sumaré

Com muita música e animação, artistas de São Paulo e outros estados do Brasil pintaram, no último final de semana, trinta painéis de arte urbana ao longo dos muros dos fundos das casas da Rua Amizade, no Jardim Aclimação, em Sumaré. Os moradores aprovaram a iniciativa previamente.

Ao ar livre
Os grandes murais de arte a céu aberto podem ser vistos agora por quem passa pela Estrada Américo Ribeiro dos Santos, principal acesso à Área Cura.

A intervenção artística a céu aberto deve alcançar, ao longo do tempo, cerca de 30 mil pessoas que circulam diariamente pela região, uma das mais populosas de Sumaré.

Pinturas
Os grafites foram pintados como parte do Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade”, viabilizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

O festival teve produção da Renovarte e Núcleo Cultural, apoio da Prefeitura de Sumaré e patrocínio da multinacional PPG, que mantém uma unidade produtiva do outro lado da estrada. Todos os envolvidos consideraram maravilhoso o resultado final.

Muros haviam sido pintados uma semana antes por voluntários da própria PPG. Foto: Prefeitura de Sumaré

Apoio financeiro aos artistas
Cada um dos 30 artistas selecionados, de um total de 400 inscritos, receberam cachês de R$ 5 mil cada, totalizando R$ 150 mil em incentivos para valorizar a arte urbana.

Além dos artistas, o protejo teve uma oficina de grafite para 40 alunos indicados pela Sociedade Beneficente São Judas Tadeu – que também ganharam espaço nos muros para expressar sua arte.

Festival teve muita música com DJs e outras atrações para a comunidade em geral. Foto: Prefeitura de Sumaré

Empresa preparou muros para painéis
Desde 2015, o Festival de Arte Urbana “As Cores e a Cidade” revitalizou quase 600 espaços, em 50 países, impactando mais de 8,2 milhões de pessoas e combinando doação de produtos e o voluntariado dos colaboradores e seus familiares.

Isto porque no sábado anterior ao festival em Sumaré (20), os muros receberam uma edição especial do Colorful Communities, programa global da empresa voltado à proteção e embelezamento de comunidades onde a companhia atua.

Cerca de 100 voluntários da PPG, entre colaboradores e familiares, pintaram os muros com a cor base para os grafites, com aproximadamente 400 metros de extensão. Foram utilizados cerca de 400 litros de tintas e revestimentos fornecidos pela empresa.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também