Transformar uma área completamente destruída pelo fogo em um espaço arborizado, cheio de verde e vida. Com essa intenção, a Prefeitura de Americana deu inicio no sábado (24) ao Projeto “Refloresta Americana”, voltado ao plantio de 16.049 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado nas margens do Córrego Bertini.
A ação abrange 9,6 hectares de área verde e integra o PRAD (Plano de Recuperação de Área Degradada), desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente.
Fogo destruiu parte da área verde
Um incêndio de grandes proporções atingiu a mata localizada na Avenida Santa Cecília, no bairro Nova Carioba, no dia 08 de setembro de 2025.
Na ocasião, moradores de residências no entorno tiveram que deixar suas casas e muitos auxiliaram no primeiro combate às chamas, utilizando mangueiras e baldes, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Entre os temores estava a possibilidade de as chamas atingirem a área urbana, além da morte de animais silvestres, como onça-parda, guaxinim, tatu, porco-espinho e paca.
A secretária de Meio Ambiente de Americana, Andréa Cristina Gonçales, ressaltou a importância da ação na revitalização do espaço verde.
“Vamos fazer um Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada), devido à necessidade de recuperação após o incêndio de grandes proporções. Além disso, vamos proteger as quatro nascentes aqui existentes, fazendo a interligação da fauna que passa sob o Córrego Bertini. Um plano integrado que envolve toda a sociedade local”, afirmou.

Apoio da iniciativa privada
A primeira etapa do projeto será executada em parceria com a empresa Papirus, que fará a doação de 5 mil mudas.
O projeto também contempla ações de conscientização da população, conduzidas pela Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, com foco na conservação da área recuperada. A área passa por serviços de limpeza, abertura de covas para plantio, adubação e, posteriormente, receberá o cercamento necessário para a proteção das mudas.
Um dos moradores do entorno, o coordenador de suporte técnico Thiago Rodrigues lembra dos momentos de terror vividos no incêndio do ano passado e destaca a importância de revitalizar o espaço.
“É um local que pega fogo praticamente todos os anos e essa necessidade surgiu daí. Existem moradores que jogam lixo, não cuidam, aumentando a possibilidade de queimadas. Esperamos que essa ação seja feita por completo e que cada um de nós tenha a consciência de manter o cuidado com todo o entorno do córrego”, enfatizou.
Prefeito garante que outras áreas podem ser atendidas
O prefeito Chico Sardelli (PL) destacou que o Refloresta Americana nasceu de um pedido seu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
“Nós pedimos que fosse uma readequação, um replantio, que começou com o Fábio e está sendo levando adiante pela secretária Andréa. Preservar o meio ambiente é proteger a vida. Caso haja a necessidade, outros pontos da cidade também poderão receber iniciativas como essa. Quero agradecer à empresa Papirus, parceira importante nessa etapa do projeto”, apontou.
O Córrego Bertini está localizado entre as regiões dos bairros Nova Carioba, Jaguari e Vila Bertini. O plantio foi realizado na Avenida Santa Cecília, em frente ao número 1.159, no Parque Nova Carioba.





