
Quase um mês após o início das discussões sobre os pedágios previstos para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), nos trechos entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, muitos dos que discordam das cobranças questionam se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) recolhido pelo governo de SP na região não seria suficiente para investir em melhorias no local.
A TV TODODIA fez um levantamento e cruzou os dados com os referentes aos valores projetados com os pórticos free flow, de cobrança automática, via leitura de placas por câmeras ou de tags instaladas nos veículos, na Luiz de Queiroz.
IPVA X PEDÁGIOS NA SP-304
O estado de São Paulo arrecadou R$ 632,1 milhões com IPVA nos três municípios em 2024. Em 2025, os valores devem chegar a R$ 667,4 milhões, o que representa um aumento de cerca de 5%. Os dados são do governo de São Paulo.
O montante referente ao imposto no ano passado é quase três vezes maior do que o previsto para ser arrecadado com os pedágios, que pode ultrapassar R$ 218 milhões. Os números resultam de uma estimativa dos preços a serem cobrados vezes o número de motoristas que circulam pelos trechos da SP-304.

As cobranças nos quilômetros 122 (Americana), 144 (Santa Bárbara d’Oeste) e 154 (Piracicaba) devem variar entre R$ 1,83, R$ 2,78 e 3,48, informou o governo de SP. Pelo local, trafegaram 13,5 milhões de motoristas em 2024, segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), atual administrador da rodovia.
IPVA POR CIDADE
Piracicaba foi o município que mais arrecadou em 2024: R$ 328,1 milhões. Para este ano, a projeção é de aumento de 5,4%, podendo chegar a R$ 346 milhões.
Americana recolheu R$ 201,8 milhões com o IPVA no ano passado. Em 2025, a estimativa é de arrecadar R$ 212,6 milhões, elevação de 5,3%.
Santa Bárbara d’Oeste arrecadou R$ 102,2 milhões em 2024, valor que pode chegar a R$ 108,8 milhões neste ano, o que representa aumento de 6,5%.

ESPECULAÇÕES
O assessor da Casa Civil do governo de São Paulo Ricardo Molina (Republicanos), de Americana, e o secretário nacional do Ministério das Cidades Denis Andia (MDB), de Santa Bárbara d’Oeste, divulgaram vídeos nas redes sociais nesta semana afirmando que o governador Tarcísio de Freitas pode recuar da decisão de instalar pórticos de pedágio na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).
As declarações ocorreram após evento em que o chefe do Executivo estadual anunciou investimento de cerca de R$ 1 bilhão em moradias populares.
Molina e Andia devem disputar as eleições para deputado estadual em 2026. A movimentação de ambos pode ser uma sinalização ao eleitorado, majoritariamente contrário aos pedágios.

A reportagem procurou a Secretaria de Parcerias em Investimentos, responsável pelo projeto de concessões da Rota Mogiana — que inclui a SP-304 — para confirmar a informação. Em nota, a pasta reforçou que “a futura concessionária será responsável por 385 km de rodovias, com investimentos previstos de R$ 6 bilhões”.
Isso indica que, até o momento, não houve alteração oficial no projeto inicial, pois os dados (valor e extensão) informados por e-mail à equipe de reportagem nesta terça (8) são os mesmos relatados anteriormente.
A secretaria pontuou ainda que “todas as manifestações [das audiências e consulta públicas] estão sendo cuidadosamente avaliadas para subsidiar a versão final do edital, prevista para o primeiro semestre deste ano.

HISTÓRICO
Em 12 de março, a TV TODODIA noticiou em primeira mão que o governo paulista pretende conceder diversas rodovias à iniciativa privada, entre elas, a SP-304.
No dia seguinte, a emissora adiantou que os valores dos pedágios devem variar entre R$ 1 e R$ 3, aproximadamente.
Em 21 de março, a reportagem publicou a primeira declaração do governador Tarcísio sobre o assunto, concedida em Campinas durante cerimônia do projeto Guri nas Escolas.
PRÓXIMOS PASSOS
A previsão é que o edital seja lançado entre junho e julho, com a assinatura do contrato de concessão do lote da Rota Mogiana ainda em 2025.
A operação pela iniciativa privada está programada para começar em 2027, um ano após as eleições. O modelo adotado será o free flow, com cobrança automática por leitura de placas ou uso de tags.
Saiba os pontos exatos da SP-304 que podem receber os pedágios: