O americanense Artur Fortunato foi convocado pela CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo) para integrar a equipe oficial brasileira na modalidade e, com isso, está habilitado para iniciar o ciclo olímpico buscando a vaga para os Jogos de Paris, em 2024. Ele passa também a ser incluído no programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, que lhe fornecerá suporte financeiro para as competições da temporada.
A convocação dá direito ao atirador de buscar as ‘cotas place’, ou as vagas olímpicas, que serão disponibilizadas pela ISSF, a Federação Internacional de Tiro, para Paris-2024. Antes, ele estará representando o país nas copas mundiais este ano, em países como Azerbaijão, Catar, Índia, Itália, Peru e Estados Unidos, que acumulam pontos não só para a possibilidade de disputar as Olimpíadas como também os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.
Em entrevista ao site da CBTE, o americanense falou a respeito de ser chamado a integrar a seleção brasileira. “Estou muito feliz. Vejo como um reconhecimento do incrível trabalho que eu e meu avô, e técnico, estamos fazendo. Conto também com o imprescindível apoio da CBTE e dos poderes superiores do esporte nesta trajetória de desenvolvimento”.
“Para 2020 e anos seguintes darei continuidade aos treinamentos com meu técnico, tendo como prioridade o maior número de participações em campeonatos e provas, nacionais e internacionais, dentro de um planejamento definido, para o aprimoramento e avanço do trinômio técnico, físico e mental”, completou o atirador.
Artur é treinado por Athos Pisoni, um dos maiores atiradores da história do país, campeão pan-americano no México em 1975, que comemorou a convocação de seu atleta. “É um verdadeiro prêmio ao seu comprometimento, disciplina e dedicação ao esporte”, apontou.
O calendário da CBTE para 2020 prevê também oito etapas com provas de excelência e participação dos atletas da seleção brasileira, em Curitiba, Caxias do Sul, Belo Horizonte, Guarapuava, Brasília, Sâo Paulo (duas vezes) e Rio de Janeiro (a final). Entre 21 e 27 deste mês, Fortunato estará participando ainda de um treinamento controlado na Academia Italiana de Tiro Esportivo.